As Recompensas da Vida...


Wilma Rejane


Salmo 58: 11 -E as pessoas dirão: "De fato, os bons são recompensados. Realmente existe um Deus que julga o mundo."


É tão bom receber recompensas, elas nutrem nossas forças, são como o vento forte movendo o moinho, mobilizando as pás em trabalho renovado. Dizemos que a justiça se cumpre em seus níveis de recompensa, quando o bem ou o bom recebe o que lhes é justo e devido e quando o mau não permanece impune. Queíramos ou não a vida é um sistema de recompensas e a justiça muitas vezes se mede pelo abastecimento de nossos celeiros: felicidade e tristeza em estoques, à vista dos observadores.

Descansar após um exaustivo dia de trabalho, receber um abraço,  beijo, agradecimento, um sorriso, são recompensas. Receber salário, prosperidade, reconhecimento, são recompensas. Há também recompensas advindas do sofrimento, elas chegam com a conversão de situações,  aprendizados, crescimento interior. Chegam na indicação de que nada é constante e através da fé se recompensam as faltas. Recompensas... Deus falou sobre elas para abraão:

Gênesis 15:1"Não tenha medo, Abrão!Eu sou o seu escudo;grande será a sua recompensa!"Gênesis 15:1

Abraão foi recompensado de um modo tão abundante que seus olhos ou sentidos jamais poderiam alcançar as dimensões da recompensa. Firmado no invisível- mas palpável mundo da fé- ele levantou dos tombos e prosseguiu amando a Deus e obedecendo-o. A recompensa não era seu alvo, mas a consequência de seus atos.

Quantas vezes queremos desanimar por não vermos sinais? Quantas vezes esperar, prosseguir parece caminho sem fim? Quantas vezes levantar dos tombos (crises,decepções, frustrações...) parece impossível? Mas olhar para o alvo que é Cristo nos permite levantar, porque com Ele nada é vão.

 II Coríntios 5:10 "Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal."

Deus não deixou oculto, escondido esse assunto sobre recompensas. De modo claro e inconfundível está escrito que cada um será recompensado por ações praticadas por meio da fé. Segue alguns exemplos:

Bendita é a nação cujo Deus é o Senhor


Wilma Rejane


Por esses dias li um artigo na blogosfera que contesta o fato de ser Deus a solução para os altos índices de criminalidade no Brasil. A autora do artigo "Deus Sara essa Nação” afirma: " Se voltar-se para Deus é mesmo a solução para reduzir a criminalidade, como explicar  o fato de o Japão ser um país com maioria de ateus e estar entre os países mais pacíficos do mundo?". 

Não costumo contestar artigos de outros blogueiros, a menos que me sinta extremamente incomodada  e é este o motivo que me move a argumentar contra a publicação acima citada.


Primeiramente, e baseada em estatísticas, afirmo que embora o Japão esteja entre os países com menores índices de criminalidade ele figura por muitos anos entre os países com maiores taxas de suicídio do mundo. Segundo relatório elaborado em 2014 pela Organização Mundial de Saúde, o Japão ocupa o 5º lugar entre os países com maiores índices de suicídio, é quase uma epidemia o que acontece naquele país. Segundo a OMS, a depressão e a cultura milenar do suicídio são as principais explicações para o ocorrido.  Incluo aqui mais um fator, para mim o principal fator das causas de suicídio no Japão, e que não está incluído em nenhum relatório já divulgado : “ Bendita é a nação cujo Deus é o Senhor” ( Salmo 33:12). Os japoneses -assim como todos os homens - precisam se voltar para Deus, reconhecendo ser Ele  a salvação e a cura para a alma abatida, cansada, deprimida. Nenhum sistema político, por mais eficaz que seja poderá superar essa Verdade. E nenhum país por mais pacífico que seja poderá proporcionar  a paz interior que somente o Evangelho está credenciado a dar.

Segundo, e baseada em estatísticas, afirmo que o país que figura imbatível no ranking de mais pacífico do mundo, a Islândia, possui 91% da população confessadamente cristã protestante de maioria Luterana, também com habitantes confessadamente pentecostais e de outras denominações cristãs. Apenas 10% da população da Islândia é de ateus. Estatisticamente falando  o UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes),  relatou que a taxa de homicídios na Islândia entre os anos de 1999 e 2009 nunca foi mais alta que 1,8 por 100 mil habitantes. Na Dinamarca ocorre algo semelhante, 91% da população é cristã de credo Luterano tradicional, esta é a religião oficial daquele país. E a Dinamarca,juntamente com a Islândia, é considerada uma das nações mais pacíficas do mundo!

Meditando sobre Laodiceia


Wilma Rejane


" Conheço as tuas obras, que nem és frio, nem quente. Quem dera fosses frio ou quente!”Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vou vomitar-te da minha boca” (Ap 3:15-16)

Estudando sobre as cartas destinadas as sete igrejas do Apocalipse, parei de forma mais demorada na sétima carta; "aos de Laodiceia". E aqui não se pretende esmiuçar cada linha da mensagem de Jesus àquela igreja, mas de modo especifico destacar a mornidão espiritual que reinava naquela comunidade. Não é surreal saber que Jesus estava do lado de fora, batendo à porta da igreja em Laodiceia? (Apocalipse 3:20) Assim sendo, os crentes por lá estavam vivendo um tremendo engano em nome da tolerância, palavra tão usada também em nossos dias para invocar "aceitação as diferenças, respeito à conduta dos outros. 

 Tolerar = “tolerare” = "suportar, aceitar".

Laodiceia era uma igreja rica, situada em uma região próspera, bancária, de produção de lã negra e de um famoso remédio para os olhos. As pessoas se vestiam bem, comiam regaladamente, nada lhes faltava. Porém, Laodiceia tinha seus contrastes e um deles era o de apesar de ser grande centro comercial, dependia de abastecimento externo de água. A cidade era abastecida com  fontes quentes e termais de Hierápolis e as águas frias de Colossos que se misturavam em canais e desembocavam mornas na cidade, causando náusea em quem provasse de imediato. E Jesus  ao falar da mornidão literal em Laodiceia, faz uso da simbologia das águas que correm pela cidade.As águas mornas eram impróprias para o consumo, nauseantes. 


Olhai Para Sara e Abraão - Isaías 51:2


Wilma Rejane


Profeta Isaías, inspirado pelo Espírito Santo de Deus faz um resgate histórico e busca no passado do povo judeu uma referência:  " Olhai para Abraão, vosso pai, e para Sara, que vos deu à luz..." ( Isaías 51:2). O que este casal teria para nos ensinar? Por ter atendido ao chamado de Deus para ser peregrino em terras estranhas e por ter aguardado com ânimo a reversão de uma situação que parecia estática e irreversível; muito nos ensina sobre fé. O espaço aqui se torna modesto para relatar os diversos aspectos da relação Sara e Abraão e o que poderíamos aprender com eles. Contudo, faço algumas considerações que julgo serem proveitosas .

Foi Abraão quem ouviu o chamado de Deus, Sara, porém, de modo sábio e paciente compreendeu a necessidade de cumplicidade da vida à dois e não se opôs a abandonar sua família e cidade, suas raízes  para seguir de mãos dadas com Abraão. Sara investiu no chamado de Abraão e ele, por sua vez, sonhou junto com Sara sobre ter um filho. 

Maridos, que grande presente de Deus é ter um companheiro como Abraão que soube compreender tão bem o valor dos sonhos de sua esposa.

Esposas, que privilégio grandioso é deixar Deus trabalhar em nossos corações de modo a nos tornar agradáveis e amadas, confidentes, batalhando em oração para que prevaleça a vontade de Deus na vida do casal.


E ao falarmos no amor e crescimento do casal Sara e Abraão, convêm mencionar o grande erro que foi o envolvimento de Abraão com a escrava egípcia Agar. E mesmo aqui, em meio ao desvio, ao engano, o que prevaleceu foi a confiança mútua: a paz foi restabelecida pelas decisões acertadas na resolução do problema. Toda relação conjugal enfrenta momentos de tensão, como um cordão que é forçado a quebrar-se. Mas é justo aí que o amor se torna mais forte pelo revestimento das dobras do cordão.
"Um homem sozinho pode ser vencido,mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras
não se rompe com facilidade." Eclesiastes 4:12

Será que trabalhei em vão?


Pastor David Wilkerson
Tradução: João Cruzué

.
"Prezado santo, enquanto o diabo está mentindo, dizendo que tudo que você fez foi em vão, que nunca verá cumpridas as suas expectativas, Deus em Sua glória está preparando uma bênção maior. Ele tem coisas melhores preparadas, acima de qualquer coisa que você possa imaginar ou pedir."(Pastor David Wilkerson)

"Essa é uma mensagem para você que talvez esteja vivendo debaixo de um peso de desencorajamento. Você olha para sua vida e se deprime pelas expectativas que falharam. Você sente que não realizou muito na vida, e à medida que o tempo se esvai, vê que muitas promessas ainda não foram cumpridas. Durante anos você orou e orou, mas as coisas que acredita Deus lhe ter  prometido não se realizaram. Outros que o cercam parecem ter conseguido tudo, desfrutando do cumprimento de muitas promessas - mas você está carregando uma sensação de ter fracassado.

Olhando para o passado, você se lembra de todos os momentos difíceis. Você conheceu rejeição, sensação de total incapacidade e de fraqueza. Você amou tanto o Senhor, entregando corpo e alma para agradá-Lo, fazendo tudo que sabia. Mesmo assim, finalmente chegou um momento quando se convenceu: "Trabalhei em vão; me esforcei por nada. Foi tudo futilidade". E agora uma coisa irritante entra na cabeça, e cochicha, "Você errou o alvo; não chegou nem perto. A sua vida é prova de que não fez diferença alguma no mundo".

Se você está passando por essa sensação de fracasso, então está em boa companhia. Em verdade, está entre gigantes espirituais.

-----------------------------------------------------------------------
Muitos grandes servos de Deus ao longo da história
acharam ter falhado em seu chamado
---------------------------------------------------------------------
Clique aqui para colocar este site aos seus favoritos!