Wilma Rejane
“E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús. E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido. E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles. Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem. E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes?” Lucas 24:13-17
Dois discípulos voltavam de Jerusalém: tristes, desesperançosos, decepcionados. Jesus havia ressuscitado e eles viram apenas o túmulo vazio. Não viram Jesus. Iam conversando pelo caminho, dispostos a abandonar tudo quanto criam, afinal não fazia sentido seguir um morto. Mas Jesus também ia por aquele caminho com eles, interessado em seus sentimentos.
E ao reler essa passagem Bíblica, me ocorreu que aqueles dois discípulos já haviam transitado muitas vezes por aquele caminho de volta a Emaús: alegres, esperançosos, confiantes. Naquele dia os sentimentos eram diferentes, pois, em Jerusalém haviam deixado sua fé no Cristo ressuscitado. Cheios de dúvidas, apoiavam-se mutuamente, ambos eram testemunhas de um tempo glorioso com endereço no passado.
Aquele caminho em Emaús é o mesmo que passamos, por muitas vezes: tristezas, desesperanças, decepções. Buscando apoiar-se em pessoas, com interrogações não respondidas, sendo Cristo considerado uma fábula, distante. Apesar dessas coisas, Jesus estava com eles. Sua morte era um marco, não um fim, mas um começo, recomeço de algo muito maior.
Que maravilhosa esperança nos revela essa passagem Bíblica! Jesus vive e está disposto a caminhar conosco diariamente e mesmo nos dias em que não conseguimos enxergá-lo, Ele está. Está para dizer que as decepções, tristezas e circunstâncias adversas, podem ser superadas pela certeza de Sua companhia. Porque Ele se interessa por nós, Ele sabe das idas e vindas, dos caminhos que passamos:“Porque os s olhos do Senhor estão sobre os caminhos de cada um, e ele vê todos os seus passos.”
“ E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe. E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles.” Lucas 24:28,29