A oração do hissopo


Wilma Rejane

Purifica-me com hissopo - Salmo 51:7

Hissopo é uma planta citada na Bíblia em associação a purificação. Sua primeira aparição foi no ritual de Páscoa, os israelitas deveriam fazer um molho de hissopo, misturar com sangue de cordeiro e passar nas ombreiras das portas: "E o Senhor passará por aquela porta e não deixará o destruidor entrar em vossas casas" (Êxodo 12:21,13).

Por instrução Divina, o hissopo era usado na limpeza dos locais onde se realizavam os cultos de sacrifícios em prol do perdão de pecados e gratidão a Deus.

E um homem limpo tomará hissopo, e o molhará na água, e a espargirá sobre a tenda, e sobre todos os objetos e sobre as pessoas que ali estiverem, como também sobre aquele que tiver tocado o osso, ou um morto, ou um morto, ou uma sepultura: E o homem limpo aspergirá sobre o imundo ao terceiro dia, e no sétimo dia, e no sétimo dia ele se purificar, e lavará as suas vestes, e se banhará em água, e serão será limpo ". (Números 19:18-19) Também Levítico 14:4-4 e 49 -53)

Poderíamos argumentar que essa planta era usada em todos esses rituais, porque não havia equivalentes industrializados na época: detergentes, desinfetantes e etc. Mas Deus escolheu justo uma planta purificadora não apenas com substâncias eficazes na limpeza de pisos e paredes, mas nos rituais onde o sangue do Cordeiro estava presente. Um detalhe que não deve passar desapercebido, especialmente porque no sacrifico expiatório de Jesus, lá estava o hissopo!

"Depois, sabendo Jesus que todas as coisas já estavam consumadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede Estava ali um vaso cheio de vinagre. E encheram uma esponja com vinagre e colocaram em cima de um hissopo, depois levaram até sua boca, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado:. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito "(João 19:28-30)

O hissopo mais uma vez misturado ao sangue do Cordeiro, porque somente através Dele é que o homem pode ser verdadeiramente limpo! Assim, a presença do hissopo na Bíblia nos transmite uma simbologia formidável sobre perdão e pureza.

Outro aspecto interessante dessa planta, é que ela brota da parede. Pelo menos esse é um tipo de hissopo ainda comum na região da Palestina e sobre o qual falou Salomão:

"E ele falou das árvores, desde o cedro que está no Líbano até o hissopo que brota da parede: também falou dos animais e das aves, e dos répteis e dos peixes." (1 Reis 04:33 )

Salomão andou estudando essa planta e ela deveria brotar também nos muros de seu palácio, do templo. Uma raiz rasa, mas que gruda na parede, se aliança e se estende por sobre as pedras, deixando as folhas e hastes dependuradas. Um contraste com o cedro, alto, oponente. Essa é uma metáfora sobre dependência de Deus, humildade e comunhão. A força para se tornar limpo, não está na essência humana, mas na graça Divina, na aliança que fazemos com Deus. (Hebreus 9)

Purifica-me com hissopo - Salmo 51:7

Davi roga para ser limpo com hissopo porque sabe que não pode limpar a si mesmo. Quando essa certeza de insuficiência ganha nosso coração, é porque alcançamos ou fomos alcançados pela obra do sangue de Cordeiro com hissopo. E olha só uma lição escondidinha nesse verso, oração de Davi. O purificar não é simplesmente lavar, tirar a sujeira, mas o ato de bater com o tecido sujo na pedra para torná-lo mais branco. Esse gesto é bem conhecido das lavandeiras e donas de casa em geral. O purificar implica sofrer, se deixar moldar, como os Israelitas no deserto, como a dor de Cristo na crucificação, a dor que Ele carregou por nós e que tantas vezes o mundo nos obriga a viver.

Essa oração tomo para mim, pela certeza de que nenhuma obra humana é grande o suficiente para me exaltar ao estado de santificação ou justificação diante de Deus. Profeta Isaías diz: Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam. Isaías 64:6. E se for para ser trapo, que sejamos esse, lavado por Jesus, sofrido na Pedra e aspergido no hissopo. Somente dessa forma saberemos que a vida não foi vivida em vão e que seremos conduzidos a Redenção.

Deus o abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para colocar este site aos seus favoritos!