Lech Lecha לֶךְ-לְךָ (Sai-te da tua...) - As Duas Dimensões da Jornada de Abraão

a jornada de abraao para a terra prometida
A jornada de Abraão para a terra prometida, o longo e árduo caminho para a liberdade começa com um comando, um mandamento de Deus dado ao pai da fé, que encontramos em Gênesis 12:1:

"Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei".

Aqui, podemos ver que o chamado de Abraão é expressamente iniciado com as palavras "Sai-te", que no hebraico bíblico se escreve com a frase Lech Lecha לֶךְ-לְךָ.
Lech Lecha é normalmente traduzido como "Sai-te", entretanto, são palavras que em seu original, literalmente trazem um sentido paradoxo ou bidirecional, pois Lech לְךָ significa "Ir para fora", e Lecha לֶךְ significa "Ir para dentro, para si mesmo".
Com essas palavras, Deus estava revelando a Abraão, as duas jornadas que estavam à frente dele dali em diante. Este é um importante texto profético, que revela as duas dimensões ou interpretações que o chamado de Deus representa para Abraão e para todos aqueles que nele são alcançados, por meio de seu mais ilustre descendente, Jesus Cristo, o Messias.
Essas duas direções são a representação da habilidade dada por Deus ao seu povo de mudar, de mover-se e de progredir humanamente e espiritualmente.

O Propósito da Jornada de Abraão

A maioria das pessoas não consegue fazer ou entender essas duas caminhadas, essas duas direções que se apresentam diante de nós, a tarefa de influenciar positivamente o mundo externo e o dever de centrar a si mesmo em autodomínio e buscar a paz para consigo mesmo.
"Ir para si mesmo", "Encontrar a si mesmo", na Torah tem uma conotação de um movimento em direção ao irrevogável propósito de servir ao Criador. E isto é fortemente estimulado pela frase "Ir para si mesmo", significando ir ao encontro da essência da alma, para o propósito para o qual fomos criados.
O rabino Rashi, seguindo uma interpretação da tradição antiga, traduz Lech Lecha לֶךְ-לְךָ como "Jornada por você mesmo". Segundo ele, Deus dizia a Abraão "Faça essa caminhada por seu próprio benefício e pelo seu bem, quando chegar ao destino, lá eu farei de você uma grande nação". Algumas vezes, temos que abrir mão de nosso passado para podermos adquirir um futuro melhor.
Abraão teve que deixar pra trás todas as coisas que são mais significantes pra qualquer pessoa, a terra, o local do nosso nascimento, os lugares aos quais pertencemos. Ele teria que fazer uma viagem à um local que não lhe era familiar, um salto ao desconhecido. E a coragem para fazer tamanha mudança se baseava apenas na confiança depositada na voz do Deus invisível.
Ao final de sua jornada, Abraão descobriria que tinha alcançado algo de natureza sem precedente na história da fé, ele daria surgimento a uma nação cuja grandeza residia na habilidade de viver por meio da voz divina, de crer e acreditar em suas palavras, pois a palavra de Deus é espírito e vida. "Vá por si mesmo", é o poder de acreditar naquilo em que podemos nos tornar por meio da graça de Deus.
A midrash traz uma outra interpretação para Lech Lecha, "Vá com você mesmo", passando de lugar em lugar, você estenderá a sua influência sobre vários locais, ao invés de apenas um. Quando o Santo de Israel disse a Abraão: "Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei" , com o que Abraão se assemelhava?
Com um jarro cheio de essência, posto em um canto de um cômodo, cuja fragrância não podia se espalhar pelo ambiente. Mas assim que começa-se a mover este vaso, o seu perfume vai se desprendendo, deixando sua suave fragrância aromatizar toda a casa.
Era isso que o Senhor estava falando a Abraão, "Abraão, há muitas boas obras em você. Viaje de um lugar a outro, para que o seu exemplo influencie o mundo".
Abraão recebeu a ordem para deixar a sua terra para testificar que há um Deus que não é limitado por espaço geográfico, Ele é o soberano criador de todo o universo. Abraão e Sara eram como um precioso perfume, que deixava um rastro de sua presença por onde passavam.
Assim, o exílio de Abraão aqui não é visto como uma punição, mas como uma ação necessária para espalhar pelo mundo afora o conhecimento do Senhor, o Deus que está em todos os lugares. Lech Lecha, "Vá com você mesmo" - vá com sua fé, com seus valores, com o que você acredita.
Uma outra interpretação para a frase "Vá com você mesmo", fala que somente uma pessoa que esteja disposta a deixar todas as influências naturais de identidade - casa, família, cultura e sociedade - pode encontrar o Deus que está além de todas essas influências. A jornada em destino ao desconhecido é uma das maiores expressões de liberdade.
Deus queria que Abraão e seus filhos vivessem o exemplo do que é servir o Deus da liberdade, em liberdade.
Lech Lecha (Sai-te da tua...) significa, deixar para trás tudo que faz dos homens, seres previsíveis, limitados e delimitados. Deixe as forças sociais, as pressões familiares, as circunstâncias em que você nasceu e que foi criado, para viver e encontrar o Deus que está acima de todas estas coisas.
Não quero aqui dizer que as forças econômicas, biológicas e psicológicas não tem parte no comportamento humano, com certeza elas tem. Porém com imaginação, determinação e disciplina nós podemos estar acima delas. Abraão esteve, nós também podemos. 

fonte:http://www.rudecruz.com/estudos-biblicos/antigo-testamento/genesis/as-duas-dimensoes-da-jornada-da-vida-de-abraao.php

8 comentários:

  1. Estudar o livro de Gênesis no capítulo 12 na minha vida é algo de extrema reverência.

    ResponderExcluir
  2. Eu vou comer esse texto até que me seja revelado
    É profundo demais pra se entender com a mente limitada

    ResponderExcluir
  3. Excelente reflexão da Palavra de Deus, se me permitir gostaria ainda de acrescentar como três dimensões do chamado de Deus:
    1° Geográfica (deixar a terra de Ur dos Caldeus na Babilônia)
    - Costumes, "amizades", práticas da sociedade, idolatria da casa do Pai (Js 24:2)
    2º Emocional (mudança de pensamentos, sentimentos e atitudes)
    3º Espiritual (tornar-se amigo de Deus (Is 41:8) Obediência, Fé e Confiança em Deus!

    Que possamos seguir este Belo Exemplo:
    Lech (Ir para Fora)Tirar de nós tudo aquilo que nos afasta de Deus
    Lecha (Ir para Dentro)Entender o verdadeiro propósito de Deus para nossas vidas, atender o seu chamado e obedecer com fé a todos os seus mandamentos!

    Que Deus continue lhe abençoando!

    ResponderExcluir
  4. Maravilhosa forma de ver o poder de Deus na vida de uma pessoa

    ResponderExcluir
  5. Muito bom gostei muito para que todos postar as coisas fazer escritura seria bom todos aprendia estamos precisamos de pessoas assim para postar coisas inspirada por Deus na internet obrigado por este trabalho tão lindo Deus abençoe continue a mente

    ResponderExcluir
  6. Um texto bem pequeno mas bem bonito e bem significativo. Parece-me que vi poucos textos com tanto significado para mim e para todo aquele que buscam obedecer a voz de Deus

    ResponderExcluir

Clique aqui para colocar este site aos seus favoritos!