Como a Música Mundana Está Entrando nas Igrejas


 (How does worldly music come into the churches)
David Cloud
http://wayoflife.org

Estou convencido de que a música [assim chamada de] gospel é uma das coisas mais perigosas que estão tomando conta de igrejas batistas fundamentalistas e outras igrejas de [reais] crentes na Bíblia. É um dos cavalos de Tróia mais efetivos do movimento ecumênico. Considere a declaração seguinte que foi feita por um pastor com discernimento, há quase 20 anos atrás:

"Há agora uma nova forma de modernismo e apostasia que está rastejando sorrateiramente para dentro de nossas igrejas e visa destruir o seu testemunho bíblico. ESTA SITUAÇÃO NÃO SURGIU NA FORMA DE PREGAR OU ENSINAR, MAS ATRAVÉS DA PRODUÇÃO CARNAL DO PROGRAMA MUSICAL DE MUITAS IGREJAS.

Muitas das canções ouvidas hoje em dia, [cantadas] por coros e [ou em] 'especiais' na igreja são conhecidas como 'gospel' ou como 'rock suave'
(Nota do.Tradutor: ou 'música cristã contemporânea' ou 'música evangélica estilo pop') e são freqüentemente acompanhadas com som de música gravada que poderia ser apresentado por um grupo "dance" ou de discoteca, num canto de um cabaré. A triste verdade é que a maioria destas novas músicas, pop rock, com estilo de música fora dos padrões [bíblicos] foi concebida no inferno, incubado entre a multidão carismática, e impresso nas suas editoras.

[Infelizmente,] Bons batistas fundamentalistas (e outros que, como eles, refugam os ensinos da multidão carismática relativo a línguas, sinais, e milagres) de maneira pública estão agora, em nossas igrejas, cantando em nossas igrejas [o estilo de] música originado entre os carismáticos, preparando nossos membros para o mundo, a carne e o diabo. É UM NOVO CAVALO DE TRÓIA DO MODERNISMO PARA ENFRAQUECER NOSSAS IGREJAS EM RELAÇÃO À VERDADE ESPIRITUAL" (Victor Sears, Baptist Bible Tribune , 1981).


Considere uma advertência semelhante, feita por outro líder Batista:
"TALVEZ NADA PRECIPITE A UM DESLIZAMENTO PARA O NEO-EVANGELICALISMO (Nota do Tradutor: e obviamente para o pentecostalismo) DO QUE A INTRODUÇÃO DA MÚSICA GOSPEL. Os pastores de grandes igrejas nos informam que não podemos esperar atrair as massas através de música de igreja que seja antiga, antiquada. Nós temos que mudar nosso estilo para pegar a atenção do descrente. São criados freqüentemente serviços para minimizar o desconforto sentido pelo incrédulo de forma que ele ou ela possa começar a aceitar o cristianismo como que afirmando uma influência.

Pessoas deveriam deixar igrejas que a si mesmas se dizem boas, é dito, em vez de serem chamadas ao auto-exame, arrependimento sincero, e fé em Deus. Um dos modos principais de fazer uma igreja mais "contemporânea" é introduzir música gospel, da qual há uma grande quantidade disponível. ISTO CONDUZ INEVITAVELMENTE PARA UM DESLIZAMENTO GRADUAL EM OUTRAS ÁREAS, ATÉ QUE A IGREJA INTEIRA É INFILTRADA POR IDÉIAS E PROGRAMAS ESTRANHOS À SUA POSIÇÃO ORIGINAL"
(Ernest Pickering, The Tragedy of Compromise: The Origin and Impact of the New Evangelicalism, Bob Jones University Press 1994).
 

Igrejas que negligenciam o assunto de música fazem assim para o seu próprio detrimento espiritual. Note quatro modos que este tipo de música está entrando em congregações de [reais] crentes na Bíblia:
1. POR DESSENSIBILIZAÇÃO: O membro comum de igreja hoje é inundado com música rock e está sendo inundado em toda ou a na maior parte de sua vida. Desde os anos cinquenta, o rock penetrou na sociedade ocidental. A música rock está incorporada em praticamente todas as rádios e programas de televisão e em todos os filmes de Hollywood. Vocifera de alto-falantes em atividades tão diversas quanto lojas de roupas a postos de gasolina. Música rock está nos centros comerciais e em restaurantes. Música rock é uma parte integrante de praticamente todo evento esportivo profissional. Pessoas se tornam tão dessensibilizadas por causa do rock que eles nem mesmo reconhecem que a música "cristã" que eles estão escutando é música rock.
2. POR ESCUTAR PRIVADAMENTE: Música gospel está penetrando em círculos cristãos hoje, e até mesmo em igrejas que não a apoiam, porque muitos dos membros escutam estas músicas nas suas vidas diárias. Eu acho que não é incomum para membros de igrejas de [reais] crentes na Bíblia escutarem Petra, Carman, Gaithers, Keith Green, Steven Curtis Chapman, John Michael Talbot, Michael Card, e muitos outros grupos gospel. A maioria das livrarias cristãs simplesmente não disponibiliza música espiritual, e não é fácil para os membros de igreja obter boa música. A menos que uma igreja eduque continuamente e advirta seus membros a estabelecer o padrão correto nas vidas de seus líderes e obreiros e fazer boa música, a música gospel fará invasões constantes na congregação. Como mais e mais pessoas escutam música gospel nas suas vidas privadas, há pressão crescente para introduzir esse tipo de música junto às atividades da igreja.

3. PELOS 'ESPECIAIS': Música gospel está entrando entre os batistas fundamentalistas e outros grupos fundamentalistas de igrejas de [reais] crentes na Bíblia através de 'especiais'. Primeiro isso acontece quando há uma escolha pobre da música por parte desses que executam o especial. Não é incomum achar membros de igreja que cantam músicas gospel populares em especiais em igrejas que são contra ela. Eu testemunhei isso em várias ocasiões quando viajei para pregar. Em uma igreja uma senhora cantou uma música que foi escrita por um pentecostal que nega a Trindade. Em outra igreja foi apresentada uma canção que foi escrita pelo pastor Jack Hayford, da Igreja Pentecostal Quadrangular, e a música era sobre a doutrina não bíblica, pentecostal, da autoridade do reino. A música gospel também está entrando nas igrejas por faixas de fundo [playbacks] usadas durante os 'especiais'. Estas faixas frequentemente usam tambores e guitarra elétrica para produzir um fundo rock. Não é incomum que a música dessas faixas seja executada por músicos profissionais que nem mesmo professam serem cristãos ou pela mesma multidão ecumênico-carismática que produz a popular música gospel.

4. MÚSICA GOSPEL ESTÁ ENTRANDO NAS CASAS DE CRENTES E NAS IGREJAS PELA "MÚSICA CRISTÃ INFANTIL": A vasta maioria da música cristã para crianças é sincopada e jazzística. A advertência seguinte é muito oportuna e importante: "Se você cria sua criança em (aparentemente inocente, mas) mundano ritmo, eles terão definitivamente um desejo para a música gospel quando eles se tornarem adolescentes. Você não poderá dizer, Oh, agora que você é mais velho deixe-me ensinar que a boa música é de outro tipo. Será muito tarde. Você precisa lhes dar um padrão de excelência e espiritualidade nos primeiros anos deles." (David G. Parker, Música em Nossa Cultura Contemporânea, 1997).



fonte:http://solascriptura-tt.org/LiturgiaMusicaLouvorCulto/ComoMusicaMundanaEstaEntrandoNasIgrejas-DCloud.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para colocar este site aos seus favoritos!