As referências à almas em Apocalipse 6:9 e 20:4



A referência Bíblica que é frequentemente usada como suporte à tradição que afirma que os mortos estão vivos antes da ressurreição está no livro do Apocalipse, em especial nas seguintes passagens: Apocalipse 6:9 e capítulo 20:4. Essas duas referências tratam diretamente uma com a outra e por isso as estudaremos neste artigo. Começando pelo livro do Apocalipse Capítulo 6:9, lemos:

Apocalipse 6:9-11 
“E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram.”

A palavra “alma” aqui é o principal motivo de um mal entendido e consequentemente, interpretada como as almas dos mortos que estão vivos agora em algum lugar. Isto ocorre porque por anos fomos ensinado que uma vez morto então “as almas vão para o céu, onde vivem com Deus ou vão para o inferno onde é atormentado eternamente.” Mas precisamos definir a palavra como a própria Bíblia a define. E alma não é usada neste sentido na Bíblia. O artigo “Corpo, Alma e Espírito”, dá algumas pistas a respeito disto, esclarecendo o que é alma. Resumindo, alma é o que dá vida ao corpo. Uma vez que você está vivo, você tem alma, ou alma-viva. Vida e alma são palavras muitas vezes usadas como sinônimas. A versão NIV (Nova versão internacional), 40 vezes traduz a palavra “ψυχη” (psuchi), que no grego significa “alma”, como “vida” e não como alma. Além deste uso a palavra alma é também usada na Bíblia como o significado de “pessoa”. Há uma expressão na linguagem de hoje que é usada de maneira similar: Quando alguém diz que tem dez mãos trabalhando para ele, não pensamos literalmente mãos isoladas, mas em 10 pessoas. A palavra mão é colocada para representar uma pessoa por inteiro. O mesmo também acontece para a palavra alma: é colocada para expressar uma pessoa. Por exemplo, em Atos 27:37 lemos:

Atos 27:37 
“E éramos ao todo, no navio, duzentas e setenta e seis almas.” (Grego: psuches)

O que isto quer dizer? Significa simplesmente 276 pessoas. Aqui estão outros exemplos:

I Pedro 3:20 
“Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água.”

Atos 7:14 
“E José mandou chamar a seu pai Jacó, e a toda a sua parentela, que era de setenta e cinco almas.”

Gênesis 12:5 
“E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã.”

Você encontrará mais exemplos assim na Bíblia. Em todos estes exemplos a palavra “alma” é simplesmente colocada como pessoa. Em vez de dizer “pessoas”, diz “almas”. O significado, contudo é o mesmo. Voltando agora para a passagem de Apocalipse, quando João diz: “vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.” O que ele quer dizer é que viu as pessoas que tinham sido mortas por causa da palavra de Deus e seus testemunhos. Como ele viu essas pessoas? Em uma visão. “Eu fui arrebatado no espírito…”, nós lemos em Apocalipse 1:10, enquanto que Apocalipse 9:17 diz: “E assim eu vi na visão...” O que João viu foi uma visão e ver algo em uma visão não se pode ler de maneira literal ou dizer que realmente estava acontecendo1.

Na verdade, há uma prova clara de que esses mártires do capítulo 6 de Apocalipse NÃO estavam vivendo em algum lugar no céu quando eles apareceram conforme dito. Esta prova está na segunda referência às “almas” no livro do Apocalipse. Encontra-se no capítulo 20:4-6 do Apocalipse. Assim lemos:

Apocalipse 20:4-6 
“E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.”

“As almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus” do livro do Apocalipse 20:3 são obviamente as mesmas “almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram” do Apocalipse 6:9, somando-se os mártires que morreram neste tempo. Essas não são “almas vagando”, mas pessoas, os mártires que foram assassinados por seus testemunhos de Jesus e por causa da Palavra de Deus. O que lemos em Apocalipse 20:4-5 sobre eles? Lemos que “eles viveram e reinaram com Cristo por mil anos” “Eles viveram” significa então que não estavam vivos antes! De outro modo eles não voltariam à vida! Pois já estariam vivos! Versículo cinco deixa bem claro “os outros mortos não reviveram...” Após Apocalipse 20:4, aqueles que foram degolados por causa da Palavra de Deus, viveram. Como? Através do único modo que um morto pode voltar à vida: pela ressurreição! Lemos sobre isto na passagem acima: “Esta é primeira ressurreição”! Todos os demais continuaram mortos. (Eles não viveram” diz a palavra de Deus).
Resumo

Examinando o texto acima, podemos voltar a Apocalipse 6:9-11. O que João viu? Aqueles que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. Eles conversavam e pediam a Deus para vingar seus sangues. Estavam estes mortos vivos nesse momento – embora não tinham ressuscitado – e estavam literalmente falando? Não. O que João teve foi uma visão. Como já mencionamos no artigo sobre a transfiguração de Cristo: “O fato de algo ou alguém aparecer em uma visão não necessariamente implica que esteja fisicamente naquele lugar, durante a visão”. É um sentido figurado que Deus usa para comunicar uma mensagem àquele que recebe a visão. Esse artigo é indicado ao leitor para uma análise detalhada da palavra visão na Bíblia. Também vimos que Apocalipse 20 deixa claro: esses mortos não estão vivos agora. Eles viverão no futuro, com a ressurreição, e eles reinarão com Cristo por mil anos. Esclarece bem também – referente aos mortos que não ressuscitaram ainda que – “os demais mortos não viveram”, o que significa que permanecem mortos. E morto quer dizer morto – não vivem com Cristo, nem estão no lago de fogo ainda. Tudo isto virá depois, nos versículos 11 a 15 do capítulo 20 de Apocalipse.

Anastasios Kioulachoglou

Notas de Rodapé

1. Nós analisamos este tópico em detalhes no nosso artigo sobre Moisés e Elias na transfiguração do Senhor.


Fonte:http://www.jba.gr/Portuguese/As-refer%C3%AAncias-%C3%A0-almas-em-Apocalipse-6_9-e-20_4.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para colocar este site aos seus favoritos!