O inimigo, a batalha e os vencedores

Resultado de imagem para O inimigo, a batalha e os vencedores 


Acredito que poucas pessoas gostam de ouvir sobre guerras, batalhas e inimigos. No entanto, todos nós concordamos que, quando elas existem o pior que se pode fazer é ignorá-las e viver com a ilusão de sua suposta não-existência. A Palavra de Deus faz referência a um inimigo chamado Diabo e a uma luta que está ocorrendo contra ele. Além disso, de modo algum sugere que nos mantenhamos na ignorância em relação a este inimigo e suas técnicas. Assim como 2 Coríntios 2:10-11 diz:

2 Coríntios 2:10-11
"E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; porque, o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás; porque nós não ignoramos os seus ardis."

Se alguém sugere que permaneçamos na ignorância em relação ao Diabo e seus dispositivos este não é certamente o único Deus verdadeiro, já que para Ele "NÃO DEVEMOS SER ignorantes". Tomando isto como ponto de partida, vamos tentar explorar abaixo algumas das coisas que a Palavra diz sobre o nosso inimigo, a luta e como podemos ficar na mesma.
1. Os dois poderes

O fato de existirem dois poderes opostos que estão em ação hoje, fica evidente a partir de Colossenses 1:12-14, onde, falando dos cristãos, diz-se:

Colossenses 1:13-14
"Ele [o Pai] nos libertou do poder das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor"

Também em Atos 26:17-18 Jesus Cristo, falando com Paulo sobre sua missão, disse:

Atos 26:17-18
"Livrando-te deste povo, e dos gentios, a quem agora te envio, para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim.”

Efésios 5:8 fala novamente de nós e diz:

Efésios 5:8
"Porque, outrora vocês eram trevas, mas agora sois luz no Senhor"

Como pode ser visto nestas passagens, nós antes éramos "trevas" (Efésios 5:8) e estávamos sob "o poder de Satanás" (Atos 26:17). No entanto, quando ouvimos a Palavra de Deus a respeito de Jesus Cristo e cremos, fomos encaminhados "das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus" (Atos 26:17). Um resumo de nossos dois estados velho e novo é dado em Efésios 2:1-9, onde lemos:

Efésios 2:1-3
"E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também."

Isso é realmente um mau estado, mas não é o nosso estado presente, como lemos por último:

Efésios 2:4-9
"MAS DEUS, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos); E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.Não vem de obras, para que ninguém se glorie; ”

Todos nós estávamos sob o domínio e influência do espírito "que agora opera nos filhos da desobediência", isto é o Diabo . Todos nós estávamos em total e completa escuridão. No entanto, cremos no Senhor Jesus Cristo e em sua ressurreição e esta fé nos salvou (Romanos 10:9). Deus, embora nós ainda mortos no pecado, nos deu vida e nos ressuscitou juntamente com Cristo. No entanto, onde estão todas as outras pessoas que ainda não creram? Lá, onde costumavam estar: isto é, na escuridão e sob o poder de Satanás. Como II Coríntios 4:3-4 diz:

II Coríntios 4:3-4
"Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. "

Quem é o deus deste século por quem as pessoas foram cegas para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo? Obviamente, o que havia nos cegado também, isto é, o Diabo .

Além disso, II Timóteo 2:25-26diz:
"Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, e tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do Diabo , em que à vontade dele estão presos."

Nós costumávamos estar nesse estado também, mas não estamos mais. Fomos libertos por Deus e transferidos das "trevas para a luz e do poder de Satanás para Deus". No entanto, isso não significa que não temos mais relações com o Diabo . Como Deus e o Diabo são inimigos um do outro, há uma guerra entre eles e uma batalha a qual temos de lutar.
2. A batalha

A batalha da qual estamos falando é descrita em Efésios 6:10-18, onde, a partir dos versos 10-12, lemos:

Efésios 6:10-12
"No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do Diabo . Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais."

Como pode ser visto, há uma luta, uma luta que está acontecendo entre nós e o Diabo e seu acampamento. Não é uma luta contra carne e sangue, isto é, contra seres humanos, mas contra os principados e potestades, contra os governantes mundiais desta escuridão, e os espíritos malignos nos lugares celestiais. Felizmente, nesta luta espiritual não estamos desprotegidos, pois Deus deu-nos uma armadura, que se usada, nos tornará capazes de lutar com sucesso. Versículos 13-18 nos da uma descrição detalhada dela:

Efésios 6:13-18
"Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos; "

Observe que a armadura não é nossa. É a "armadura de Deus". É algo que Ele providenciou para nos permitir lutar a batalha espiritual com sucesso. Portanto, o que é exigido de nós não é fazer a armadura, mas simplesmente usá-la. Se fizermos isso, nos é prometido que seremos "capazes de resistir no dia mau e, havendo feito tudo permanecer firmes".

Mais detalhes sobre a batalha espiritual e especialmente sobre as armas que Deus nos deu para combatê-la, é encontrada em II Coríntios 10:3-5. Lá ele diz:

II Coríntios 10:3-5
"Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo; ”

Novamente somos informados de uma guerra, que não é carnal e de armas que não são armas carnais. Se a guerra não é carnal, isto significa que é espiritual, ou seja, é a guerra de Efésios 6. Ali nós lemos sobre a armadura que Deus nos deu para usar e permanecermos firmes contra as astutas ciladas do Diabo . Aqui aprendemos que as armas que Deus nos deu para esta guerra espiritual não são carnais, "mas poderosas em Deus para derribar fortalezas, derrubando os pensamentos e toda altivez que se exalte contra o conhecimento de Deus, trazendo cada pensamento cativo à obediência de Cristo ".

Portanto, de uma forma ou de outra a conclusão das passagens acima é que há uma luta que não é carnal, mas espiritual. Este é um fato que não pode ser alterado. É a verdade que Deus tem declarado em Sua Palavra para nosso benefício. Quer queiramos ou não, é a verdade. Ou lutamos a luta ou não, o fato de que há uma luta não é alterado. A única coisa que depende de nós é o resultado da luta, podemos ignorá-la e não vestir a armadura de Deus, e neste caso seremos devorados pelo inimigo (I Pedro 5:8-9), ou nós vestirmos da armadura de Deus e resistirmos ao inimigo, caso em que seremos capazes de suportar com sucesso.
3. Perseguição, tribulação e libertação

Tendo visto a batalha espiritual que temos que lutar, vamos agora avançar e ver algumas das coisas que esta luta pode significar para nós na prática. Pois é evidente que uma vez que estamos em uma luta com o Diabo esta pode implicar algumas ações tomadas a partir de sua parte. Começando, portanto, em João 15:18-21, lemos:

João 15:18-21
"[Jesus está falando aos discípulos] Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se vós fósseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou."

Como pode ser visto uma coisa é estar "no mundo" e outra coisa é ser "do mundo". Isso é evidente pelo fato de que, apesar de em João 17:11 os discípulos, e nós, por extensão, sermos descritos como estando "no mundo", aqui somos informados de que não somos "do mundo". A diferença é realmente grande, como os "do mundo" têm um governante inteiramente diferente daqueles que não são "do mundo", isto é nós. Quem é que governa àqueles "do mundo"? Podemos ver isso em João 14:30, onde Jesus, falando aos seus discípulos, disse1:

João 14:30
"Eu já não falarei muito convosco, pois o príncipe deste mundo está chegando e ele nada tem em mim"

Eu também João 5:19 diz:
"Sabemos que somos de Deus, e o mundo inteiro jaz no maligno"

Nós, cristãos, somos de DEUS. Ele é o nosso GOVERNADOR, nosso SENHOR. No entanto, ele não é "o governante deste mundo". Em contraste, como diz o texto, o mundo inteiro jaz no maligno ou seja, o Diabo , o "deus deste século" de 2 Coríntios 4:3 e "príncipe deste mundo" de João 14:30. Esta é a razão pela qual Jesus Cristo nos adverte sobre a perseguição do mundo. Alguns no mundo mantiveram sua palavra seguindo-o. Outros o negaram e perseguiram. É o mesmo acontece hoje também. Alguns, como nós, vão ouvir a Palavra de Deus, vão acreditar e serão transferidos "do poder de Satanás para Deus", enquanto outros vão negá-lo e podem nos perseguir2. No entanto, o fato de que podemos ser perseguidos não significa que devemos perder a nossa coragem. Como Jesus disse em João 16:33:

João 16:33
"Estas coisas vos tenho dito , para que em mim tenhais paz. No mundo tereis aflições; Mas tende bom ânimo, eu venci o mundo."

Jesus Cristo nos diz muito claramente que no mundo teremos tribulação. No entanto, ele não pára por aí, mas nos encoraja a "bom ânimo" pois ele venceu o mundo. E não só isso, mas Ele, aquele que venceu o mundo, está em nós agora.

Colossenses 1:27
nos diz: "Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória; "

Também 2 Coríntios 13:5 diz, na forma de uma pergunta:

"Não sabeis vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós?"

Cristo, aquele que venceu o mundo, está em você agora. Como João 4:4 diz:

I João 4:4
"Filhinhos, vós sois de Deus, e tendes vencido, porque aquele que está em vós é maior do que aquele que está no mundo."

Maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo: o Diabo . É claro que haverá perseguição e tribulação. A Palavra é muito clara sobre isso. No entanto, ela não para por aí, também haverá livramento do Senhor. Como Paulo disse em II Timóteo 3:10-12, dando o seu testemunho pessoal:

II Timóteo 3:10-12
"Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência, perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou; E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições; ”

Quem disse que por sermos cristãos, não teremos perseguições? Certamente não a Palavra, que diz diante de nossos olhos: "todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos". Portanto, não vamos nos sentir miseráveis, se acontecer de enfrentarmos perseguição, pois perseguição só vem contra aqueles que realmente caminham com Deus e "querem viver piedosamente em Cristo Jesus". Isto, obviamente, não significa que tudo o que teremos na vida será perseguição. Paulo sofreu muitas tribulações e várias perseguições, mas como ele diz: " de todas elas o Senhor me livrou". A perseguição é apenas o lado uma da moeda. O outro é a libertação do Senhor. Como Paulo novamente testemunha poucos versos depois:

II Timóteo 4:16-18
"Na minha primeira defesa ninguém foi a meu favor, mas todos me abandonaram. Que isto não lhes seja imputado. Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que a mensagem pudesse ser pregada totalmente através de mim, e que todos os gentios pudessem ouvir. Também fiquei livre da boca do leão. E o Senhor me livrará de toda obra maligna e me levará para o seu reino celestial. A ele seja a glória para todo o sempre "

O normal é que toda a família, e que toda a igreja de Deus3 o apoie e você a eles. Infelizmente, como a Palavra mostra aqui, isso pode não acontecer, pois depende de cada membro da família andar no espírito (a nova natureza) ou na carne (velha natureza). No nosso caso, todos fugiram para longe de Paulo. Um homem que tinha trabalhado tão duro para Deus, servindo ao Seu povo, fortalecendo-os e fazendo-lhes conhecer a Palavra de Deus, foi abandonado por todos, exceto um: o Senhor, que foi o único que estava com ele. E realmente Ele é o único de quem devemos certamente esperar para estar fielmente conosco, como Ele promete que em Hebreus 13:5-6:

Hebreus 13:5-6
"Eu nunca te deixarei, nem te desampararei Assim, podemos dizer com confiança:." O Senhor é o meu ajudador, não temerei. O que me pode fazer o homem? "

Todos os outros podem te desamparar. Todos podem deixá-lo. No entanto, o Senhor nunca vai deixá-lo, mas Ele sempre o livrará. Como Paulo disse corajosamente: "e o Senhor me livrará de toda obra maligna e me levará para o Seu Reino Celestial". Além disso, como lemos em Romanos 8:35-36:

Romanos 8:35-36
"Quem nos separará do amor de Cristo Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: "Por vossa causa somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. "Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores por Aquele que nos amou."

Será que a última frase do trecho acima quer dizer que não haverá tribulação? NÃO, o que ele diz é que na tribulação, seremos mais que vencedores. O mesmo vai acontecer também em: Fome, nudez, perseguição, espada etc Quem disse que tudo isso não vai acontecer, porque somos cristãos? Certamente não a Palavra. Para que a Palavra diz é que "em todas estas coisas [o que significa que elas podem nos sobrevir de alguma maneira] seremos mais que vencedores por Aquele que nos amou".

Fechando, portanto: existe uma batalha espiritual que temos que lutar. Nesta batalha não estamos desprotegidos, mas temos a armadura de Deus, as armas espirituais de Deus. Também temos um Deus que é maior do que qualquer outro e é especialista para nos proteger e nos tirar das armadilhas e das tentações do inimigo. Se o príncipe deste mundo faz vir a perseguição contra você, não se maravilhe. É absolutamente natural e significa que o seu reino tem problemas com você. Permaneça fidelidade mesmo em meio as dificuldade pois como 2 Pedro 2:9 diz: "o Senhor sabe livrar os piedosos da provação4.”


Notas de Rodapé

1.Veja também João 12:31, 16:11.

2.Aqui deve ser observado que a perseguição deverá vir não apenas do mundo mas também do povo que pertence a Deus mas continua a andar na carne ( velha natureza), cujas obras são descritas em detalhes em Gálatas 5:19-21.

3.Paulo fala aqui das pessoas da igreja. O mundo nunca esteve com ele para abandoná-lo.

4.Colocando II Timóteo 3:2 lado a lado com II Pedro 2:9, temos uma visão completa em relação a perseguição contra os piedosos. Assim : II Timóteo 3:12 nos diz “ e todos aqueles que desejam viver piedosamente em Cristo sofrerão perseguição” . Este é o trabalho do Diabo : perseguição. Por outro lado II Pedro 2:9 diz:“O Senhor sabe como livrar os piedosos da tentação.” Este é o trabalho de Deus: libertação. 



Fonte:http://www.jba.gr/Portuguese/O-inimigo-a-batalha-e-os-vencedores.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para colocar este site aos seus favoritos!