As crianças que morrem na infância serão salvas?


Você Pergunta: Acordei esta manhã com uma duvida: Criança é salva? Entendo assim: se precisamos aceitar a Cristo e seguirmos seus mandamentos para sermos salvos, e quanto às crianças? Aquelas que ainda não tem esse discernimento? Como faz?
Cara leitora, a sua questão já vem sendo discutida há séculos por teólogos de todo o mundo. E é realmente uma questão que mexe muito com todos nós. Por isso, antes, vou dar-lhe algumas explicações e depois colocar as duas posições reformadas que mais têm sido defendidas quanto a essa questão.
Primeiro vamos relembrar de forma simples a nossa condição enquanto seres humanos caídos e o que é salvação: A Bíblia diz que “todos pecaram” (Rm 3. 23). Ou seja, até as crianças são pecadoras, mesmo as que ainda não têm ciência disso. Isso se chama pecado original. É a herança que temos em Adão. Todos somos culpados perante Deus, inclusive as crianças. “Rm 5. 12 – Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.”
Por sermos pecadores, a nossa pena é a morte (total separação de Deus). “Porque o salário do pecado é a morte…” (Rm 6. 23)
Assim, todas as pessoas estavam destinadas à morte, à total separação de Deus, à condenação. Deus então, por Sua própria iniciativa, por Sua graça, quis dar a salvação aos seus eleitos. A salvação é pela fé em Jesus Cristo, conforme nos ensina “Ef 2:8 – Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus”. Somos salvos da condenação que o pecado original traz sobre nós pela fé em Cristo, pelo Seu sacrifício na cruz, pela operação do Espírito do Senhor em nossa vida. Essa fé é uma fé consciente, ou seja, a pessoa crê racionalmente que é uma pecadora, que Jesus Cristo morreu por ela na cruz, etc.
Aí entra a questão: E as crianças que morreram na infância e que não tiveram a possibilidade de exercer uma fé consciente, serão salvas?
Bom, com uma coisa todos concordam: Deus, de alguma forma, sem se servir do exercício (normal) da fé consciente, salva sim crianças e pessoas que não têm possibilidade de exercitar a sua fé (pessoas com deficiência mental, por exemplo). Se a salvação dessas pessoas fosse somente através do exercício consciente da fé, nenhuma delas teriam a possibilidade de serem salvas.
A questão mais polêmica é: TODAS as crianças que morrem antes de ter capacidade de exercer a fé são eleitas (predestinadas) e salvas? Daí surge duas posições:
1- Deus elegeu [todas] as crianças que morrem antes de poder exercer conscientemente sua fé. Ou seja, todas as crianças que morrerem na infância serão salvas.
2- Deus salva apenas as crianças que Ele predestinou para a salvação. Ou seja, algumas das crianças que morrem não serão salvas, apenas as que foram eleitas.
Meu entendimento: Deus salvará 100% das crianças que morrem na infância, pois elas são predestinadas.
Essas são as posições que considero mais próximas do que a Bíblia diz a respeito dessa questão. Espero que tenha te ajudado a entender melhor a questão. Fique tranquila, a última palavra sobre esse assunto quem dá é Deus, e Deus faz somente o que é justo, por isso, não há motivos para se preocupar demasiadamente com essa questão.

fonte:http://www.esbocandoideias.com/2011/05/criancas-salvacao-morte-na-infancia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para colocar este site aos seus favoritos!