Quando nos sentamos e contemplamos as
grandes verdades contidas no plano de Deus para a história, como estão
reveladas na Bíblia, é verdadeiramente espantoso examinar tal realidade.
Uma listagem parcial incluiria o seguinte: a criação que Deus realizou a
partir do nada; a criação dos anjos de Deus e seu papel na história; a
queda do homem no pecado; a Arca de Noé e o Dilúvio; a torre de Babel; o
chamado de Abraão; o Êxodo e a formação da nação de Israel; a história
de altos e baixos de Israel; a primeira vinda de Cristo; Sua morte,
ressurreição e ascensão; a fundação da Igreja; e a promessa de Cristo de
retornar e levar Sua noiva para o céu no Arrebatamento. Estes fatos
reais e históricos são maiores do que qualquer relato fictício que a
maioria dos fazedores de filmes poderia conceber. Portanto, um dia o Pai
dirá ao Filho para ir buscar Sua noiva e, naquele momento, todo crente
que estiver vivo, não importa onde esteja, será levado para o alto, nas
nuvens, para encontrar-se com o Senhor, a fim de ser conduzido para o
céu. Este será realmente um acontecimento fantástico!
O Impacto do Arrebatamento
Romanos 11.25 indica que o ponto do disparo do Arrebatamento será quando “haja entrado a plenitude dos gentios”.
Um dos melhores léxicos gregos de nossos dias diz que o substantivo
traduzido por “plenitude” nesta passagem significa “o que é levado a ser
completo; um número inteiro”.[1] Também Atos 15.14 diz: “Expôs Simão como Deus, primeiramente, visitou os gentios, afim de constituir dentre eles um povo para o seu nome”. Desta
forma, quando aquele último gentio convertido vier à fé em Cristo, a
Igreja, o Corpo de Cristo, estará completa e o Arrebatamento acontecerá.
O número completo dos gentios terá chegado e então nosso Senhor voltará
Sua atenção para a salvação de Israel (Rm 11.26), durante o subseqüente
período da Tribulação.
O Arrebatamento da Igreja será um acontecimento verdadeiramente
fabuloso, que confundirá o mundo. Pense nele por um momento. Como é que o
mundo (que hoje rejeita a possibilidade de que um Deus que faz milagres
esteja vivo) explicará o súbito desaparecimento de centenas de milhões
de pessoas em todo o mundo em um instante de tempo? De modo geral, as
pessoas que forem deixadas para trás não estarão abertas para a
possibilidade do Arrebatamento, embora todos aqueles que tiverem sido
levados sejam cristãos que criam na Bíblia. Seja qual for a explicação
das autoridades, será uma grande mentira que propagarão. No entanto, eu
creio que o Arrebatamento será um chamado para despertar àqueles muitos
que estavam familiarmente próximos dos cristãos antes do acontecimento.
Cônjuges, filhos, parentes, vizinhos e amigos que ouviram aqueles
cristãos tolos conversando sobre seu súbito e aguardado desaparecimento
certamente repararão nesse preocupante evento global. Muitos começarão a
vir à fé em Cristo depois do Arrebatamento e antes que comece a
Tribulação de sete anos. Afinal, haverá um intervalo de tempo entre o
Arrebatamento, que termina a era da Igreja, e o início da Tribulação,
que começa com a assinatura da aliança entre o Anticristo Romano
Reavivado e a nação de Israel (Dn 9.24-27). Esse intervalo poderá ser de
dias, semanas, meses ou até mesmo de anos, uma vez que será removido no
Arrebatamento “aquele que agora o detém”, a saber, o Espírito
Santo que habita na Igreja (2 Ts 2.6-8), possibilitando assim o
surgimento do homem da iniqüidade, isto é, do Anticristo.
Como é que o mundo (que hoje rejeita a possibilidade de que um Deus
que faz milagres esteja vivo) explicará o súbito desaparecimento de
centenas de milhões de pessoas em todo o mundo em um instante de tempo?
Daniel 7 e 11 esboçam a elevação da besta e do Anticristo ao poder e
isto levará algum tempo. Primeiro, haverá necessidade de que o Império
Romano Reavivado de dez nações surja porque será a partir dessa
federação que subirá o pequeno chifre (Dn 7.20), e este é o Anticristo.
Isto demorará algum tempo. Depois, o Anticristo negociará ou imporá a
aliança de sete anos com Israel (Dn 9.27) e a Tribulação terá início.
O intervalo entre o Arrebatamento e o início da Tribulação será,
provavelmente, de um ano ou mais, para que todos estes acontecimentos,
que levam ao início da Tribulação, possam começar. Creio que Deus, o
Espírito Santo, conduzirá muitos à fé em Cristo como o Messias mesmo
antes do começo da Tribulação. A mim me parece que o evento do
Arrebatamento dará a ignição a um grande ajuntamento de almas para a fé
em Cristo, uma vez que será uma fantástica demonstração do poder
miraculoso de Deus em conjunção com um mover do Espírito Santo. Este
atrairá indivíduos à fé em Cristo ao abrir suas mentes para receberem a
mensagem do Evangelho (At 16.14). Também parece que centenas de milhões
de pessoas serão salvas durante o período da Tribulação em si, como se
pode observar em Apocalipse 7.9: “Depois destas coisas, vi, e eis
grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos,
povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de
vestiduras brancas, com palmas nas mãos”.
Uma Atitude Adequada em Relação ao Arrebatamento
Qual é a atitude adequada que os cristãos deveriam ter à medida que a
noiva aguarda por seu Noivo? Primeiro, não é uma atitude apropriada
esperar que o maravilhoso Arrebatamento ocorra para que possamos escapar
das responsabilidades aqui na terra. Lembro-me que, no Seminário, logo
antes do exame de grego, um dos meus colegas disse: “Não tenho nenhum
problema que o Arrebatamento não pudesse resolver neste exato momento”. O
Arrebatamento é, para nós, um escape da ira de Deus, mas isto não
significa que seja uma fuga de responsabilidades. É verdade que “a ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus” (Rm 8.19); e que “não
somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito,
igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a
redenção do nosso corpo” (Rm 8.23). Isto é verdadeiro porque nós
experimentamos a dor de viver debaixo de maldição em um mundo decaído, e
aguardamos diariamente a redenção do nosso corpo no Arrebatamento.
Entretecidas por todas as epístolas do Novo Testamento estão
presentes as mensagens motivadoras sobre como o retorno do Noivo para a
Sua noiva, a qualquer momento, nos capacita a perseverar na fé, nesta
hora atual, a fim de agradá-lO.
Fico especialmente impactado por aquilo que o apóstolo Pedro diz em 1
Pedro, capítulo 1. Repetidas vezes, Pedro encoraja seus companheiros
crentes judeus a suportarem as dificuldades atuais à luz de sua futura
herança, que eles receberão em Cristo. Ele nos diz que nossa herança
está “reservada nos céus para vós outros” (1Pe 1.4); que ela é uma “salvação preparada para revelar-se no último tempo” (v. 5); e que esta salvação “redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo, a quem, não havendo visto, amais” (vv. 7-8). Ainda no capítulo 1, Pedro continua a admoestar os crentes judeus, da seguinte maneira: “Por
isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai
inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus
Cristo” (v. 13). Vemos que a base de Pedro, assim como dos outros
escritores das epístolas do Novo Testamento, é estimular os crentes a
perseverarem no presente, mantendo o foco em nosso futuro com Cristo.
Isto é contrário ao pensamento de muitos hoje na Igreja, que ensinam que
não podemos falar sobre a profecia bíblica e o futuro porque estamos
tratando de questões no presente. Isso está errado! Os escritores
inspirados das epístolas do Novo Testamento sabiam que o plano de Deus
para a Igreja é termos certeza sobre para onde estamos indo no futuro,
de sorte que os crentes tenham uma grande confiança e esperança no
presente.
Experimentamos a dor de viver debaixo de maldição em um mundo
decaído, e aguardamos diariamente a redenção do nosso corpo no
Arrebatamento.
O apóstolo João tem a mesma mentalidade que a encontrada em Pedro, quando diz: “Amados,
agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos
de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a
ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. E a si mesmo se purifica todo
o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro” (1Jo 3.2-3).
Observe que tanto Pedro quanto João admoestam seu rebanho a “ter” a
esperança fixada no futuro retorno de Cristo, que resultará no viver
piedoso no presente (1Pe 1.13; 1Jo 3.3). Quando um crente sabe quem ele é
em Cristo, é orientado adequadamente para seu destino em Cristo, e
pensa nas implicações que isto tem para sua vida, como poderia não viver
por Cristo no presente? Parte do problema está em que muitíssimos
crentes, inclusive pastores, não pensam sobre as implicações daquilo que
o Novo Testamento ensina nessas áreas. A lógica do Novo Testamento a
respeito do futuro é que ele causará impacto sobre a vida dos crentes no
presente. Pelo menos ele impactará aqueles que percebem as implicações
deste ensinamento, que está entretecido por todos os ensinamentos das
epístolas do Novo Testamento.
Conclusão
Que maravilhoso dia será o dia do Arrebatamento para todos os crentes
que estiverem vivos, mesmo para aqueles que não acham que ele pode
acontecer a qualquer momento. Será maravilhoso porque nossa salvação
estará completa à medida que a Igreja perceber tudo aquilo pelo que
temos aguardado, inclusive vermos o Senhor face a face pela primeira
vez. A maravilhosa esperança do Arrebatamento para a Igreja deveria ser
algo real na vida de todos os crentes, porque as epístolas se aplicam a
nós hoje tanto quanto se aplicavam aos crentes quando elas foram
escritas. Tal maravilhosa esperança é uma das principais razões pelas
quais nós alegremente vivemos por Cristo hoje e priorizamos nossa vida
tendo em vista os valores eternos, sabendo que temos “uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros” (1Pe 1.4) Maranata! (Pre-Trib Perspectives)
Thomas Ice é diretor-executivo do Pre-Trib Research Center.. Ele é autor de muitos livros e um dos editores da Bíblia de Estudo Profética.
Nota:
1. W. F. Arndt, F. W. Danker, F. W. Gingrich, & Walter Bauer, A Greek-English Lexicon of the New Testament and Other Early Christian Literature
[Um Léxico Greco-Inglês do Novo Testamento e de Outras Literaturas
Cristãs Primitivas], 3ª ed. (Chicago: University of Chicago Press,
2000), p. 830.
fonte:http://www.chamada.com.br/mensagens/espantosa_verdade_do_arrebatamento.html
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