Uma pesquisa recente da revista U.S. News & World Report descobriu
que 61 por cento dos americanos acreditam que Jesus Cristo vai voltar à
terra, e 44 por cento acreditam no Arrebatamento da Igreja.[1] O que é o
Arrebatamento? Com tamanha certeza popular, por que há tanta confusão
interpretativa a respeito desses acontecimentos? A doutrina do
Arrebatamento pré-tribulacional é um ensino bíblico importante não
apenas por oferecer percepções interessantes sobre o futuro, mas também
porque oferece aos crentes motivação para a vida contemporânea.
O Arrebatamento pré-tribulacional ensina que, antes do período de
sete anos conhecido como Tribulação, todos os membros do corpo de Cristo
(tanto os vivos quanto os mortos) serão arrebatados nos ares para o
encontro com Jesus Cristo e depois serão levados ao céu.
O ensino do Arrebatamento é mais claramente apresentado em 1
Tessalonicenses 4.13-18. Nessa passagem Paulo informa seus leitores de
que os crentes que estiverem vivos por ocasião do Arrebatamento serão
reunidos aos que morreram em Cristo antes deles. No versículo 17 a
palavra "arrebatados" traduz a palavra grega harpazo, que
significa "dominar por meio de força" ou "capturar". Essa palavra é
usada 14 vezes no Novo Testamento Grego de várias maneiras diferentes.
Ocasionalmente o Novo Testamento usa harpazo com o sentido
de "roubar", "arrastar" ou "carregar para longe" (Mateus 12.29; João
10.12). Também pode ser usada com o sentido de "levar embora com uso de
força" (João 6.15; 10.28-29; Atos 23.10; Judas 23). No entanto, para
nossos propósitos, um terceiro uso é mais significativo. Diz respeito ao
Espírito Santo levando alguém de um lugar para outro. Encontramos esse
uso em quatro ocorrências (Atos 8.39; 2 Coríntios 12.2, 4; 1
Tessalonicenses 4.17; Apocalipse 12.5).[2]
Esse último uso é ilustrado em Atos 8.39, quando Filipe, ao completar
o batismo do oficial etíope, é "arrebatado" e divinamente transportado
do deserto até a cidade costeira de Azoto. De modo semelhante, a Igreja
será, num momento, levada da terra ao céu. Não deve-se estranhar,
portanto, que um autor contemporâneo tenha chamado esse evento peculiar
de "O Grande Seqüestro".[...]
Por que a doutrina da iminência é significativa para o Arrebatamento?
O ensino neo-testamentário de que Cristo poderia voltar a qualquer
momento e arrebatar a Sua Igreja sem sinais ou advertências prévios
(i.e. iminência) é um argumento tão poderoso em favor do
pré-tribulacionismo que se tornou uma das doutrinas mais ferozmente
atacadas pelos oponentes da posição pré-tribulacionista. Eles percebem
que, se o Novo Testamento de fato ensinar a iminência, um arrebatametno
pré-tribulacional estará praticamente assegurado.
Definição de Iminência
Qual é a definição bíblica de iminência? O Dr. Renald Showers define e descreve iminência da seguinte maneira:
- Um acontecimento iminente é aquele que está sempre "pairando acima de alguém, constantemente prestes a vir sobre ou a alcançar alguém; próximo quanto à sua ocorrência" (The Oxford English Dictionary, 1901, V. 66). Assim, a iminência traz consigo o sentido de que algo pode acontecer a qualquer momento. Outras coisaspodem acontecer antes do evento iminente, mas nada precisa acontecer antes que ele aconteça. Se alguma coisa precisa acontecer antes de determinado evento ocorrer, tal evento não é iminente. Em outras palavras, a necessidade de que algo ocorra antes destrói o conceito de iminência.
- Uma vez que é impossível saber exatamente quando ocorrerá um evento iminente, não se pode contar com a passagem de determinado período de tempo antes que tal evento iminente ocorra. À luz disso, é preciso estar sempre preparado para que ele aconteça a qualquer momento.
- Não se pode legitimamente estabelecer direta ou implicitamente uma data para sua ocorrência. Assim que alguém marca uma data para um evento iminente, destrói o conceito de iminência, porque ao fazer isso afirma que um determinado intervalo de tempo deve transcorrer antes que tal evento ocorra. Uma data específica para um evento é contrária ao conceito de que tal evento possa ocorrer a qualquer momento.
- É impossível dizer legitimamente que um evento iminente vai acontecer em breve. A expressão "em breve" implica que tal evento precisa ocorrer "dentro de um tempo pequeno (depois de um ponto específico designado ou implícito)". Em termos de contraste, um evento iminente pode ocorrer dentro de um pequeno intervalo de tempo, mas não precisa fazê-lo para ser iminente. Espero que você perceba, agora, que "iminente" não é igual a "em breve".[3]
O fato de que Jesus Cristo pode voltar a qualquer momento, mesmo que
não necessariamente em breve, e sem a necessidade de qualquer sinal
anterior à Sua vinda, requer o tipo de iminência ensinado pela posição
pré-tribulacionista e é um forte apoio ao pré-tribulacionismo.
Que passagens do Novo Testamento ensinam essa verdade? Os versículos
que afirmam a volta de Cristo a qualquer momento, sem aviso prévio, e
aqueles que instruem os crentes a esperar e aguardar a vinda do Senhor
ensinam a doutrina da iminência.
Observem-se as seguintes passagens do Novo Testamento:
- 1 Coríntios 1.7 – "...aguardando vós a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo".
- 1 Coríntios 16.22 – "Maranata!"
- Filipenses 3.20 – "Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo".
- Filipenses 4.5 – "Perto está o Senhor".
- 1 Tessalonicenses 1.10 – "e para aguardardes dos céus o Seu Filho...".
- 1 Tessalonicenses 4.15-18 – "Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras".
- 1 Tessalonicenses 5.6 – "Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios".
- 1 Timóteo 6.14 – "que guardes o mandato imaculado, irrepreensível, até à manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo".
- Tito 2.13 – "aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus".
- Hebreus 9.28 – "assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação".
- Tiago 5.7-9 – "Sede, pois, irmãos, pacientes, até a vinda do Senhor... pois a vinda do Senhor está próxima... Eis que o Juiz está às portas".
- 1 Pedro 1.13 – "Por isso,... sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo".
- Judas 21 – "guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna".
- Apocalipse 3.11; 22.7, 12, 20 – "Eis que venho sem demora!"
- Apocalipse 22.17, 20 – "O Espírito e a Noiva dizem: Vem. Aquele que ouve diga: Vem.
Aquele que dá testemunho destas cousas diz: Certamente venho sem demora. Amém. Vem, Senhor Jesus!"
Ao considerarmos as passagens mencionadas acima, observamos que
Cristo pode voltar a qualquer momento, que o Arrebatamento é de fato
iminente. Somente o pré-tribulacionismo pode dar um sentido pleno,
literal, a tal acontecimento iminente. Outras posições sobre o
Arrebatamento precisam redefinir iminência de maneira mais elástica do
que indica o Novo Testamento. O Dr. John Walvoord declara: "A exortação a
que aguardemos a ‘manifestação da glória’ de Cristo para os Seus (Tito
2.13) perde seu significado se a Tribulação tiver que ocorrer antes.
Fosse esse o caso, os crentes deveriam observar os sinais."[4] Se a
posição pré-tribulacionista sobre a iminência não for aceita, então
haverá sentido em procurar identificar os eventos relacionados à
Tribulação (i.e., o Anticristo, as duas testemunhas, etc.) e não em
esperar o próprio Cristo. O Novo Testamento, todavia, como demonstrado
acima, uniformemente instrui a Igreja a olhar para a volta de Cristo, ao
passo que os santos da Tribulação são exortados a observar os sinais.
A exortação neo-testamentária a que nos consolemos mutuamente pela
volta de Cristo (João 14.1; 1 Tessalonicenses 4.18) não mais teria
sentido se os crentes tivessem, primeiro, que passar por qualquer porção
da Tribulação. Em vez disso, o consolo teria que esperar a passagem
pelos eventos da Tribulação. Não! A Igreja recebeu uma "bendita
esperança", em parte porque a volta do Senhor é, de fato, iminente.
A Igreja primitiva tinha uma saudação especial que os crentes só
usavam entre si, conforme registrado em 1 Coríntios 16.22: a palavra
"Maranata!" Esta palavra é constituída de três termos aramaicos: Mar
("Senhor"), ana ("nosso"), e tha ("vem"), significando, assim, "Vem,
nosso Senhor!" Como outras passagens do Novo Testamento, "Maranata" só
faz sentido se uma vinda iminente, ou seja, a qualquer momento, for
pressuposta. Isso também serve de apoio à posição pré-tribulacionista.
Não foi à toa que os antigos cristãos cunharam essa saudação peculiar
que reflete uma ansiosa expectativa pelo cumprimento dessa bendita
esperança como uma presença real em suas vidas cotidianas. A vida da
Igreja em nossos dias só teria a melhorar se "Maranata" voltasse a ser
uma saudação sincera nos lábios de crentes que vivem com esta
expectativa. Maranata! (Thomas Ice e Timothy Demy - http://www.chamada.com.br)
Notas
- Jeffrey L. Sheler, “The Christmas Covenant”. U.S. News & World Report, 19 de dezembro de 1994, pp. 62, 64.
- Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento, “harpazo”, editado por Colin Brown. Vida Nova, São Paulo, 1982. Volume 1, p. 239-243.
- Ibid., pp. 127-128.
- Walvoord, The Rapture Question, p. 273.
fonte:http://www.chamada.com.br/mensagens/verdade_arrebatamento.html
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