Pr. José Láerton
TEXTO: Hebreus 5:4 - “Ninguém, pois, toma esta honra para si mesmo, senão quando chamado por Deus, como aconteceu com Arão.”
TESE:
- Todo cristão capaz de pregar e disseminar o evangelho deve fazê-lo;
- Pregar o evangelho é tanto um direito como um dever para todo verdadeiro cristão;
- Há, porém um chamado específico para o ministério de ensinar, pastorear e liderar a igreja de Deus, e esta honra ninguém toma para si mesmo, senão quando é chamado.
- As palavras usadas na Bíblia para chamada: No V.T. a palavra hebraica, arq [qara] e no N.T. a palavra grega kalew [Kaleo], tinham os seguintes significados:
- Dar nome a uma coisa ou a uma pessoa (Gn 48:16; At 11:26)
- O ato de convidar ou solicitar (Ex 2:7)
- Nomear para algum ofício (Ex 31:2)
- Criar, produzir coisas mediante o poder da palavra, ou por um ato da vontade (Rm 4:17; Ez 36:29)
- Convidar alguém a assumir um dever, mediante a palavra, ou através do poder impulsionador do Espirito Santo (Is 22:12; Pv 1:24; Mt 22;14)
- Convite feito aos pecadores para o estado de graça, por meio da pregação do evangelho. (Rm 8:28; II Tm 1:9)
- Primeira questão sobre o ministério: Você foi realmente chamado para pregar o evangelho em tempo integral?
- Os que não são chamados por Deus para o exercício do pastorado ou ministério missionário farão grande males se quiserem entrar no ministério apenas por vaidade.
I – A NATUREZA DISTINTIVA DO MINISTÉRIO DE TEMPO INTEGRAL
- Todo cristão verdadeiro é chamado a pregar o evangelho (I Pe 2:9), pois todo crente é batizado no Espírito Santo e dele recebeu capacidade para testemunhar (At 1:8)
- Cristo é o Senhor da Seara e da obra, ele coloca cada um em sua função especifica, dando o dom certo para cumprir cada função na sua igreja (Mt 9:38; Ef 4:11-16)
- Homens e mulheres recebem um chamado a servir no ministério em uma área específica e cada um procure ser fiel naquilo em que foi chamado.
- As mulheres foram proibidas expressamente de ensinarem publicamente na igreja (I Tm 2:12; I Co 14:34) à Seu ministério de ensino é com crianças e outras senhoras (Pv 31:26; Tt 3:3-5)
- Os homens que têm capacidade para pregar, devem pregar sempre que lhe surgir oportunidade. – Porém, este é um chamado para pregar ocasionalmente, diferente do chamado do ministro que deve viver da pregação, sendo esta a sua obra máxima, exclusiva e prioritária.
- Este é um estudo para aqueles que pregam e vivem do Evangelho, tendo sido chamados e separadosde todas as obras secularespara se consagrarem exclusivamente ao ministério da Palavra.
II Tm 2:4 “Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou.”
At 6:2 – “Então, os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas.”
- Por isso Deus também exige das igrejas que cumpram com o seu papel de suprir amorosa e corretamente as necessidade do ministro, aquele a quem Deus chamou para servi-los de modo exclusivo e abnegado.
I Tm 5:17-18 – “Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino. Pois a Escritura declara: Não amordaces o boi, quando pisa o trigo. E ainda: O trabalhador é digno do seu salário. “
- São a estes homem que Deus coloca um do mais pesados encargo que existem na terra, e diz através de Pedro:
- Spurgeon, um dos maiores pregadores e pastores Batista, se referindo a obra do ministério disse:
- Sobre a insensatez de querer ser um pastor ou missionário sem ser chamado ou ter a certeza do chamado divino, Spurgeon diz:
II – O QUE O V.T. DIZ SOBRE A CHAMADA DIVINA
- Os profetas [ministros do V.T.] todos baseavam seu ministério na especifica chamada divina:- A chamada de Isaías: “A quem enviarei, e quem há de ir por nós...Eis-me aqui, envia-me a mim “ (Is 6:8)
- A chamada de Jeremias: “Assim veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei...Então disse eu: Ah Senhor Jeová! Eis que não falar; porque sou uma criança. Mas o Senhor me disse: Não digas: eu sou uma criança; porque aonde quer que eu te enviar, irás, e tudo o quanto de mandar dirás...“ (Jr 1:4-10)
- A chamada de Ezequiel: “E disse-me: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo... em te enviou aos filhos de Israel, ás nações rebeldes que se rebelaram contra mim, até este mesmo dia... Filho do homem dizei-lhe a minhas palavras“ (Ez 2:1-3; 3:1-4)
- Os pregadores do N.T. devem está tão certos de sua vocação e chamada celestial assim como estavam os profetas do V.T.
III – O QUE O N.T. DIZ SOBRE A CHAMADA DIVINA
- Ninguém pense que a chamada dos ministros atuais são pura ilusão ou imaginação deles para a peculiar obra de ensino e direção da igreja.
- NOMES DADOS AOS MINISTROS QUE REQUEREM UMA VOCAÇÃO ANTERIOR
- Embaixadores em nome de Cristo – Um embaixador só passa a existir depois do chamado do governo que ele representa, e se tentar fazer isto sem o devido chamado ficará no ridículo (II Co 5:18-19)
- Dispenseiros dos mistérios de Cristo – Um dispenseiro é alguém que toma conta da propriedade de alguém, e se quiser tomar conta da propriedade de alguém sem a devida chamada desagradará a dono da mesma (I Co 4:1).
- Anjo que significa mensageiro – E como os homens poderão ser arautos de Cristo, senão por sua eleição e ordenação?
- ERA REQUERIDO DO MINISTRO QUE DESSE PROVA DE QUE ERA UM CHAMADO
- Titorecebeu a exigência de só reconhecer como ministros aqueles que dessem provas de seu chamado
- A Timóteo foi exigido que não se precipitasse a reconhecer alguém como ministro sem que antes houvesse provas de sua chamada
- Deus é soberano e decide o vaso que quer utilizar. à não escolhe qualquer vaso, ele mesmo descreve o tipo de vaso escolhido por ele:
- O chamado de Paulo é um exemplo de como Deus escolhe os vaso que usa.
- A escolha é de Deus, é Ele quem determina o papel de cada um na sua obra ou Seara,
- Ninguém determina para si mesmo se vai ou não ser um pastor à Deus é quem chama e constitui pastores dando-os a suas igrejas.
- O verdadeiro ministério deve vir de deus e não da parte dos homens – Cada pastor ou missionário deve poder dizer como Paulo:
- Que cada pastor ou missionário possa ver a si mesmo como uma dádiva de Deus para a sua igreja:
- X
IV – SINAIS QUE AJUDAM A IDENTIFICAR A CHAMADA DIVINA
à Multidões tem errado quanto a chamada para o ministério, isso pode ser observado no número de pessoas que entram para o ministério pastoral ou missionário e fracassam e também do número de igrejas que tem sofrido a ação danosas de falsos pastores ou de pastores que se enganaram quanto a chamada e trouxeram grandes prejuízos a obra de Deus.à É preciso ter certeza da chamada de Deus, antes de se aventurar em tão importante e exigente obra. De fato, a bíblia a tem como a obra mais excelente, porém a que exigirá a maior responsabilidade, e que atrairá os maiores perigos.
- UM DESEJO INTENSO E ABSORVENTE DE REALIZAR A OBRA.
- Uma irresistível, incomtrolável, ardente e violenta sede de contar aos outros o que Deus fez por nossas almas.
- ALLEINE – Grande conquistador de almas, alguém disse dele:
c) Spurgeon disse: “Não entre no ministério se puder passar sem ele “ – “...A Palavra de Deus deve se um fogo em nossos ossos, do contrário, se nos aventurarmos ao ministério, seremos infelizes nisso, seremos incapazes de suportar as diversas formas de abnegação que lhe são próprias, e prestaremos pouco serviço àqueles aos quais ministramos”
- Este desejo deve ser resultado de reflexão. à Não deve ser um impulso repentino e irrefletido;
- Este deve ser continuo, incondicional – que resista as tentadoras ofertas de riquezas e vida fácil, as provações e mil armadilhas que o inimigo é capaz de armar.
- Deve ser um desejo totalmente desinteressado – Visando só a glória de Deus;
- Deve ser um desejo imorredouro e crescente– Deve ser de natureza tal que permaneça conosco apesar de qualquer coisa;
- DEVE HAVER APTIDÃO PARA ENSINAR E CERTA MEDIDA DE OUTRAS QUALIDADES NECESSÁRIAS AO OFÍCIO PÚBLICO.
- Ninguém deve considerar-se chamado para pregar enquanto não provar que pode falar em público
- Algumas pessoas simplesmente não têm o dom de ensinar e de pregar. Pode-se se melhorar muito estudando homilética para ser um pregador ocasional, mas se tornar um pregador sem –tem o dom de ensinar e pregar é querer desafiar o bom senso.
- Há várias coisas que desabilitam alguém para pregar em público: Falta de voz, gagueira, voz fina e fanhosa, medo e pavor do público, mente que não consegue racionar de modo organizado, falta de coragem para dizer a verdade, etc...
- Sua personalidade deve ter algumas características indispensáveis:
- Inteligência e Piedade;
- Maneiras gentis e qualidade amáveis;
- Coragem e firmeza;
- Dons para administrar a obra;
- Deve ser um conselheiro e pai
- Deve ter todas as características de I Tm 3:2-7; Tt 1:6-9)
- É preciso que o aspirante veja realizar-se certo número de conversões sob seus esforços
- Daí poderá retornar pelo melhor caminho que encontrar.
- Como um obreiro cristão comum pode continuar trabalhando em seu ministério que esteja tendo sucesso ou não;
- Como ministro não poderá Ter certeza de sua chamada enquanto não puder ver os frutos de seu trabalho não puder ver os frutos de seu trabalho.
- É necessário que a sua pregação seja aceitável pelo povo de deus que segue a sã doutrina
CONCLUSÃO
- O Pregador Bíblico Vocacionado é :
- É alguém que tem o chamado interior da parte do Espírito Santo e o chamadoou reconhecimento exterior da igreja, e que foi devidamente consagrado para proclamar o evangelho; (At 13:2-4);
- Como Pastor (Administra, Edifica e Equipa o Rebanho):
- Ele é constituído Bispo(administrador), Presbítero(conselheiro), Pastor (mestre) pelo Espírito Santo para pastorear a igreja de Deus. (At 20:28; I Pe 5:1-4; Ef 4:11))
- Ele tem uma comissão sublime e de alta responsabilidade: Pastorear o rebanho de Deus (I Pe 5:2)
- Ele é o guia do rebanho, e o guia basicamente através da pregação da Palavra (Hb 13:7)
- Ele vela pelas almasorientando-as e alertando-as pela pregaçãoda Palavra (Hb 13:17)
- Em tem um alvo: Uma igreja plenamente madura servindo de todo coração ao Senhor. Como pastor ele é um dom de Cristo à igreja, cuja missão é equipar (preparar) os santos para o pleno amadurecimento espiritual e para estarem plenamente capacitados (equipados) para exercerem o ministério cristão. Ele faz isto sendo um pastor-mestre, ou seja, um mestre na pregação da Palavra de Deus. (Ef 4:11-13)
- Como Missionário (fundador de igrejas) e Evangelista (pregador do evangelho de tempo integral).
- Ele é um enviado (não é um autônomo, que se envia a si mesmo)
- Tem um campo permanente, o "mundo", ou mais especificamente, "cada criatura"
- Primeiramente enviado por Cristo (Jo 20:21) - "vos envio"
- Em segundo lugar pelo Espírito Santo - "enviados..."(At 13:2,3)
- Em terceiro lugar pela igreja (At 13:2) - "separai-me ..."
- Tem um plano do qual não pode fugir - "Ser testemunha"- At 1:8
- Deve começar onde está e ir continuamente avançando a medida que Deus abre as portas.
- Tem um alvo: Fundar um igreja missionária que amadureça o suficiente para se tornar autônoma que cuide de si mesma e que continue por si mesma a obra missionária de implantar novas igrejas.
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