Nicodemos, nome grego que significa "homem do povo",
muito frequente entre os judeus. Nicodemos pertencia aos principais do
judaísmo. Era membro do Sinédrio,
filiado ao partido dos fariseus. Possuía muita autoridade.
Jesus o chamou de mestre de Israel, certamente ele também era um doutor da lei. Nicodemos sentiu muito interesse em conversar com Jesus, mas teve medo de que um encontro com o Mestre, o colocasse em risco, diante de seus nobres colegas fariseus. A inimizade dos fariseus contra Jesus crescia a cada dia.
Jesus o chamou de mestre de Israel, certamente ele também era um doutor da lei. Nicodemos sentiu muito interesse em conversar com Jesus, mas teve medo de que um encontro com o Mestre, o colocasse em risco, diante de seus nobres colegas fariseus. A inimizade dos fariseus contra Jesus crescia a cada dia.
Movido de prudência e temor, Nicodemos espera o
cair da noite e vai ao encontro de Jesus. Conversas noturnas geralmente
aconteciam no piso superior da casa.
É bem provável que enquanto eles conversavam, o vento soprava.
Jesus recebe Nicodemos, sabendo que aquela alma haveria, futuramente, de superar sua fraqueza atual.
"Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele." João 3:2
A fala de Nicodemos revela que sua compreensão da
espiritualidade de Jesus, vinha acompanhada de pensamentos relativos a
"causa e efeito". Ou
seja, o volume de milagres e sinais que Jesus realizava, só podia ter
como causa primária, uma intervenção ou ação divina.
Nicodemos entende apenas com seu intelecto,
seguindo uma lógica que ele pensa dominar, de que se há um efeito de
grandes milagres, grandes obras
realizadas por Jesus, isso era manifestação de uma causa que na
concepção dele, só poderia vir de Deus.
E ele expressa seu pensamento à Jesus. O Mestre
com muito amor, vê o quanto era incompleto o entendimento de Nicodemos a
cerca do Reino de Deus.
Jesus inicia suas palavras, na tentativa de elevar os pensamentos de
Nicodemos ao nível espiritual.
Nicodemos e o Novo Nascimento
"Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus." João 3:3
Começa aqui um diálogo notório, onde Jesus mostra a
necessidade da interiorização do evangelho e da confiança em Deus, no
novo nascimento. Jesus falava de um
Deus que não era somente para ser "acreditado" por seus milagres. O
mestre se referia à transformação do "ser" para que o Reino de Deus nele se manifestasse.
"Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?" João 3:4
Era muito difícil para um judeu, fariseu
principalmente, entender o sentido espiritual das palavras de Jesus. Por
serem filhos do patriarca
Abraão, eles julgavam-se já aperfeiçoados. Por apresentarem um aparente
zelo pela lei de Moisés, acreditavam em uma pureza espiritual intrínseca
da sua raça.
"Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus." João 3:5
Nicodemos não conseguia ver que o reino de Deus
não vinha de fora do corpo, mas o reino de Deus era e é algo interior,
que deve estar no coração em
primeiro lugar.
Nascer da Água e do Espírito
Jesus fala a Nicodemos, da necessidade do novo
nascimento da água (do grego hudor) e do espírito (do grego pneuma).
Aqui o mestre se refere ao simbolismo
do batismo de João (que os fariseus não aceitavam), e da renovação pelo
Espírito Santo. O batismo em água não era de todo desconhecido
de Israel.
O batismo vinha já desde o exílio babilônico, porém professado aos prosélitos, cidadãos de outras nações que se convertiam ao
judaísmo.
Nicodemos e os judeus porém, achavam que eles não tinham necessidade nenhuma de aceitar um ato que simbolizava o nascer de novo.
Mas Deus desde a criação do mundo, já simbolizava para o novo nascimento. Como está escrito que "no princípio o espírito de Deus se movia sobre a
face das águas", no Gênesis, na criação de tudo, no meio
das águas. Agora novamente o batismo simboliza, pela água, a recriação
do ser. O nascer de uma nova
criatura.
Pois, assim como a terra estava,
no princípio, em estado caótico, sem forma e vazia, e Deus a recriou, assim também, para o novo nascimento, é preciso se entregar nas mãos de Deus, humildemente sem forma,
reconhecendo o nosso vazio, e ser por Ele Recriado, refeito.
E quando reconhecemos o nosso vazio espiritual,
somos moldados segundo a forma divina, recebendo um novo modo de pensar,
deixamos de lado os nossos
conceitos e preconceitos humanos, abandonamos o mundo, os desejos
carnais e nos entregamos a Jesus para sermos recriados do nada.
E toda religiosidade é removida, nascendo a fé
genuína, que não depende de religião, mas que adora ao Pai em espírito e
em verdade. É o Novo Nascimento.
"O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo." João 3:6-7
Nicodemos não entendeu as palavras de Jesus,
pensando tratar-se de um segundo nascimento físico. Mas mesmo que se
nascesse fisicamente de novo, continuaria
sendo carne.
O novo nascimento ou regeneração, é o ato pelo
qual Deus concede uma vida espiritual àqueles que confiam em Jesus
Cristo. Sem esse nascimento espiritual,
ninguém pode conhecer as coisas espirituais, nem entrar no Reino de
Deus.
Jesus fala do Reino de Deus que leva o homem à
prática das boas obras, pela transformação interior. Nicodemos,
acostumado à prática de rituais externos da
lei, tinha dificuldade de entender com o coração.
"O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito." João 3:8
O Mestre mostra a Nicodemos, que é necessário
confiar em Deus, ao invés de tê-lo apenas como um Deus para ser
"acreditado" por suas ações.
Se no início do diálogo Nicodemos usou a palavra
"sabemos", para expressar a sua conclusão lógica a respeito de Deus,
Jesus usa a expressão "não sabes"
para indicar a necessidade de aceitar e confiar em Deus, mesmo sem saber
ou compreender bem o seu propósito imediato.
Deus não quer que nós vivamos um evangelho de
"causa e efeito", como Nicodemos que reconhecia algo especial em Jesus,
por causa do volume de suas obras.
Deus quer que este nosso "EU", seja desconstruído, como a terra no
princípio, onde somente o Espírito de Deus se movia sobre as águas.
E que dessa desconstrução do "EU", por obra do
Espírito de Deus, pelas águas do Espírito Santo, nasça um novo ser, que
ande segundo a vontade do Pai,
sujeitando-se em tudo à sua palavra.
Nos dias atuais, muitos tem se enganado a respeito
de Deus, também. Em uma religiosidade exagerada, presa a dogmas,
liturgias e teologias, esquecem de
que o evangelho não vem da aparência exterior.
Como Nicodemos, há muitos que se pensam ser
detentores do saber a respeito do reino. Jesus nos avisa que o nosso ser
e a nossa vida devem ser
constantemente modificados. Devemos buscar o novo nascimento a todo o
tempo.
Portanto, não sede conformados com este mundo,
mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que
experimenteis qual seja
a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
fonte:http://www.rudecruz.com/nicodemos-novo-nascimento.php
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