No que tange à vida do nosso Mestre e Senhor Jesus
Cristo, a Glaliléia é sem dúvida a província de maior destaque em toda a
antiga Palestina.
Galiléia vem do hebraico "Galil", empregada desde o Antigo Testamento, que significa círculo ou distrito.
O historiador Josefo desde o primeiro século já descrevia a Galiléia em seus escritos. Seu texto nos oferece uma boa oportunidade de conhecer melhor os aspectos físicos e limites territoriais da Galiléia.
Galiléia vem do hebraico "Galil", empregada desde o Antigo Testamento, que significa círculo ou distrito.
O historiador Josefo desde o primeiro século já descrevia a Galiléia em seus escritos. Seu texto nos oferece uma boa oportunidade de conhecer melhor os aspectos físicos e limites territoriais da Galiléia.
Limites Físicos da Galiléia
No primeiro século de nossa era, a Galiléia era
limitada a sudoeste pela cordilheira do Carmelo. A Galiléia se estendia a
sudeste,
até Citópolis; a leste, chegava ao Jordão e ao lago Tiberíades; ao norte, até os confins de Tiro; e a nordeste, até
o pé do Hermom.
Estava dividida em duas partes: Ao norte, a
Galiléia superior, que compreendia a região das montanhas mais altas; e
ao sul, a Galiléia
inferior, que foi a Galiléia de Jesus.
Mapa da Galiléia no Tempo de Jesus.
Os Galileus
Josefo afirmou que os galileus eram muito
laboriosos, ousados, corajosos, impulsivos e fáceis de irar-se. Ardentes
patriotas, os galileus
suportavam, a contragosto, o jugo romano.
Estavam mais dispostos aos tumultos e sedições do que os judeus de outras províncias (Lc 13.2; At 5.37). O Talmude acrescenta que os galileus davam mais importância à honra do que ao dinheiro.
Estavam mais dispostos aos tumultos e sedições do que os judeus de outras províncias (Lc 13.2; At 5.37). O Talmude acrescenta que os galileus davam mais importância à honra do que ao dinheiro.
A Galiléia dos Gentios
Embora a população fosse judaica em sua maior
parte, porém devido à localização da província, aberta ao norte e
vizinha da Fenícia e
Síria, essa população vivia inevitalvelmente em contato com os pagãos
dos arredores, alguns dos quais estabeleceram-se em seus territórios.
Por isso, já na época de Isaías, usava-se a expressão "Galiléia dos gentios" (Is 9.1), que Mateus chama de "Galiléia das nações" (mt 4.15).
Por isso, já na época de Isaías, usava-se a expressão "Galiléia dos gentios" (Is 9.1), que Mateus chama de "Galiléia das nações" (mt 4.15).
Essa convivência havia influenciado o espírito dos
galileus, motivando certo relaxamento no fervor religioso, que era
digno de elogio, ao menos
no respeito às tradições farisaicas, que os galileus encaravam com certa
liberdade.
Daí o motivo de seus irmãos da Judéia os tratarem com desdém. Certa vez, os doutores de Jerusalém disseram a Nicodemos: "És tu também da Galiléia? Examina, e verás que da Galiléia nenhum profeta surgiu" (Jo 7.52).
A Dicção dos Galileus
Uma das características dos habitantes da
província da Galiléia era sua defeituosa pronúncia do idioma falado
naquela época da palestina.
Isso contribuía, e muito, para colocá-los em condição de inferioridade
aos olhos dos bons falantes da Judéia e de Jerusalém; e isto provocava
muitas injúrias
e sarcasmos.
Expressões estranhas, descuidos gramaticais,
sotaque especial, pronúncias indistintas de algumas letras, tudo isso
denunciava os galileus
no momento em que falavam. Isso nos permite compreender por que Pedro
foi imediatamente reconhecido como galileu por sua linguagem no pátio do
palácio de
Caifás (Mt 26.73).
Cidades da Galiléia
A encarnação do Filho de Deus e sua vida pessoal,
enchem de glória a cidade de Nazaré, a flor da Galiléia. Do alto da
colina que a domina,
pode-se estender o olhar até Séforis, que segundo Josefo, era a cidade
mais importante de toda a província.
Nela residiu o Sinédrio durante algum tempo,
depois da destruição de Jerusalém pelos romanos, antes de estabelecer-se
em Tiberíades.
Tiberíades foi construída por Herodes Antipas, na
margem ocidental do lago que costuma ser designado com seu próprio nome.
Ela foi assim chamada
em honra ao imperador Tibério. Não longe dela, ao sul, existem fontes
termais, águas ferventes, diz o Talmude, que ainda hoje são
frequentadas.
Na margem mais ao norte, erguiam-se algumas
cidades que ocuparam um considerável lugar na vida pública de Jesus:
Cafarnaum, Betsaida,
Magdala e Corazim.
Na planície de Esdrelom, temos de citar Naim, situada ao sul do Tabor; Caifa, a Gathefer do
Antigo testamento, ao pé do Carmelo; um pouco mais ao norte, São João de Acre, na baía do mesmo nome.
Na Galiléia Superior, via-se a noroeste do lago, a cidade de Safade,
erguida sobre uma altura de onde ainda hoje se pode contemplar um
belíssimo panorama. Acredita-se que nela Jesus tenha se inspirado para
um trecho do
Sermão do Monte (Mt 5.14), quando fala da cidade que não poderia permanecer oculta.
Em direção oposta, acompanhando o curso do Jordão
até uma de suas fontes principais, encontrava-se Banias, a antiga
Banéias, chamada
nos tempos evangélicos de Cesaréia de Filipo.
A ela está unida a recordação de um dos mais significativos episódios da vida de Jesus (Mt 16.13-20).
fonte:http://www.rudecruz.com/a-galileia.html
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