Como posso recomeçar a viver?



Wallace Sousa

"Necessário vos é nascer de novo…” Jo 3.3-12

Esta reflexão teve origem quando me lembrei de um episódio do excelente Seriado CSI. Nesse episódio um corpo carbonizado é encontrado pela polícia e identificado como um ex-detento, recém-libertado, da prisão. No final, descobrem que ele – o ex-detento – estava vivo e havia, inclusive, ajudado na simulação de sua própria morte.

Ao justificar-se perante a equipe de investigação, ele diz que tinha que cuidar da filha pequena e recomeçar a vida e o único emprego que havia conseguido lhe pagava 5 dólares a hora. Dessa forma, a melhor maneira de recomeçar e dar início a uma nova vida a partir do zero, deixando o passado para trás, era morrendo. Ao ouvir a confissão, o investigador lhe diz: “você deveria ter aceitado os U$ 5!”, pois ele iria, novamente, para trás das grades.

O spoiler acaba aqui, mas se você quiser assistir o episódio, já que há sempre o reprise, acontecem outras coisas interessantes que omiti propositadamente, tanto por não terem relação com o tema do post como para deixá-lo à vontade, caso queira assistir essa excelente série, que mescla humor, drama e tragédia de forma magistral (IMHO), além de uma alta dose de mistério, que aguça a nossa inteligência (não que eu tenha sobrando, risos) e a inerente curiosidade humana.

A partir desse episódio, refleti e tracei um paralelo entre a história fictícia e a promessa de Jesus de um novo nascimento àqueles que o recebem como Senhor e Salvador. Desejando que lhes possa ser útil para refletir e agradável para ler.

1. Existe, mesmo, a chance de recomeçar do zero?

Uma multidão de pessoas se pergunta isso, desejando ardentemente que a resposta, a qual desconhecem, seja um sonoro SIM. Para essas pessoas, tenho a dizer que sim, existe essa possibilidade de recomeço, de reiniciar a vida apagando um passado de tragédia e tristeza. Todavia, como nem tudo são flores, esse recomeço não é da forma como pensam ou como gostariam que fosse, para seu espanto ou decepção.

Tal como o personagem da estória, as pessoas querem recomeçar, mas escolhem o caminho errado para isso. Geralmente, uma vida desperdiçada acontece porque escolhas erradas são tomadas, sem pensar nas consequências que essas decisões implicarão. As pessoas, muitas vezes, esperam um milagre acontecer, mas não se colocam no lugar de receber, e ainda ficam a reclamar que as coisas acontecem com todo mundo, menos com eles.

Se você quer, realmente, uma nova vida, somente em Jesus é que as coisas vão, de fato, começar a acontecer. Pode crer, sem medo de ser feliz (risos).

2. É impossível ficar indiferente a Jesus

O nascimento de Jesus foi um marco na História. Não apenas isso, mas também uma ruptura no espaço tempo, visto que a História foi, digamos, “rachada” por Ele, transformando-a em um Antes e Depois dEle. Não sei se você já parou para pensar nisso, mas não existe o ano ZERO, ou seja, aquele que dividiria a História. Existem o ano UM d.C (depois de Cristo) e o ano UM a.C (antes de Cristo), mas não o ano ZERO. Enquanto os anos d.C crescem (um, dois, três, etc.), os a.C decrescem (- um, – dois, – três, etc.). Em termos práticos, o nascimento de Cristo é o centro da História, de onde as coisas partem e para a qual convergem. Simples, não?

Esse pequeno detalhe, ínfimo mesmo pois ZERO tem valor de… “zero“, vai significar, entre outras coisas que é impossível ficar à parte de Jesus. Em outras palavras, ou você está com Ele, ou está sem Ele, tal como a História coloca o fato a.C. ou d.C. Existem pessoas, claro, que querem afirmar que não são contra Cristo, mas também não estão ao lado dEle. Isso não cola, pois qualquer que está com Cristo faz questão de não esconder isso. Se tem vergonha, é porque não está com Ele.

Outra coisas interessante: Sem Jesus, você está sempre perdendo, atrás na História, perdendo tempo. E quanto mais longe de Jesus, mas perdido está. Mas, para quem encontrou em Jesus o recomeço de sua história, ela já começa com lucro. Sim, muitos queriam recomeçar do “zero” mas, com Jesus, você já começa ganhando (ano UM).

Então, que tal reiniciar a vida de uma forma diferente e abençoada? O caminho é Jesus (Jo 14.6), e andando nEle, e com Ele, é que uma nova história tem início, pois Ele é o Cordeiro que TIRA (apaga) o pecado do mundo, que faz novas todas as coias (2 Co 5.17) e, nEle, podemos andar em novidade de vida.

3. É impossível conhecer Jesus e permanecer da mesma forma

Quem já conheceu a Jesus sabe do que estou falando: não é possível conhecê-lo e continuar o mesmo. Outra situação em que fico a pensar é que algumas pessoas se encontram com Jesus, e outras são encontradas por Ele. Jesus é mesmo um grande “achador” de perdidos, e não é à toa que o chamem de Salvador, pois é o que Ele sabe fazer de melhor: salvar um perdido.

Quando Jesus encontra alguém, Ele muda aquela história: aconteceu assim com o paralítico no tanque de Betesda que, de carregado na maca, passou a ser carregador de maca. Foi assim com o cego de nascença que, após o milagre, nem seus amigos o reconheciam mais (João cap. 9), apesar de a única coisa que mudou foi ele ter passado a enxergar, coisa que ele não fazia desde… que nasceu.

Jesus é assim: levanta os caídos, anima os abatidos, dá nova esperança a quem já desistiu de tudo, e abre os olhos de quem não tem esperança. Se você está perdido e se acha sem chances de seguir em frente, Jesus é a solução para mudar sua história.

Conclusão

Jesus, apesar de ter mudado a História em Antes e Depois, também é plenamente capaz de mudar a história individual, a minha e a sua história. A minha, Ele já mudou, e a sua? Está esperando o quê?

Há pessoas que, ao ouvirem o convite de Jesus, são tentados a deixar para depois, mas a proposta de Deus para que sua vida seja mudada é Hoje (Hebreus). A voz que lhe diz: “deixe para amanhã… pra que a pressa?” não é de Deus. E de quem é? Do diabo:

"E disse Moisés a Faraó: Digna-te dizer-me quando é que hei de rogar por ti, e pelos teus servos, e por teu povo, para tirar as rãs de ti, e das tuas casas, e fiquem somente no rio? E ele disse: Amanhã. E Moisés disse: Seja conforme à tua palavra, para que saibas que ninguém há como o Senhor nosso Deus. Êxodo 8.9 e 10"

Por que confiar nas palavras de Jesus? Porque Ele sabia do que estava falando:

"Asseguro-lhe que nós falamos do que conhecemos e testemunhamos do que vimos, mas mesmo assim vocês não aceitam o nosso testemunho." João 3.11

Wallace Sousa escreve o Desafiando Limites e é colaborador do Tenda na Rocha


Fonte:http://www.atendanarocha.com/2017/10/como-posso-recomecar-viver.html#more

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para colocar este site aos seus favoritos!