Calamidades!

 
Por: Pr. Alcebídios Garcia Dias

Texto básico: 1 João 1:5-7; João 7:37-38; João 6:48-51.  
 
Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. (1 João 1:5-7 RA).
No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba.   Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. (João 7: 37-38 RA)
Eu sou o pão da vida. Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram. Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não pereça.   Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne. (João 6: 48-51 RA) 
Irmãos, vivemos num período de grandes transformações tato éticas, morais, sociais e físicas e científicas. As grandes preocupações da humanidade se direcionam a questão da energia elétrica e da escassez de água.
Apesar de que quase ¾ de nosso planeta ser constituído de água, as reservas atuais de água potável não chegam a 0,3% desse total.
Em grande parte do mundo essa água também é primordial para geração de energia, que é gerada pelas hidroelétricas, como no Brasil.
Recentemente no Brasil tivemos uma crise nacional, com Apagões históricos. Infelizmente a falta de investimentos no setor e o agravamento pela escassez de chuvas podem trazer consequências desastrosas para a população.
 

A crise do apagão foi uma crise nacional ocorrida no Brasil, que afetou o fornecimento e distribuição de energia elétrica. Ocorreu em 1 de julho de 2001 e 27 de setembro de 2002, sendo causado por falta de chuvas, e investimentos no setor hidrelétrico, que deixaram várias represas vazias, impossibilitando a geração de energia, e por falta de planejamento e investimentos em geração de energia. "Apagão" é um termo que designa interrupções ou falta de energia elétrica frequentes, como Blecautes (do inglês blackout) de maior duração.
Não só o Brasil, mas todo o nosso planeta está sob ameaça dessa crise.
Quem de nós não foi pego de surpresa com a falta de Energia Elétrica ou até mesmo de água.
Estamos tão acostumados com esses bens de consumo que eles passaram a ser vitais. Programamos nossas vidas praticamente em função deles. Quantas coisas podemos fazer sem energia elétrica? E sem água?
Lembro-me do último apagão, eu tinha programado para fechar as notas do bimestre, completar os diários de classe e depois assistir a o telejornal do dia.
À medida que a escuridão da noite chegava, os nossos planos foram desmoronando porque não enxergávamos quase nada. A luz da vela era insuficiente para que realizássemos o planejado. Não pude assistir TV, nem realizar uma leitura, o trânsito ficara caótico o que nos impedia de se locomover. Ficamos como que imobilizados, inseguros e frustrados.
Não chegou a ser uma tragédia para mim, mas foi muito incômodo. Pensei comigo para quantas pessoas aquilo não tinha sido uma tragédia, nas salas de cirurgia, nos hospitais, quantas pessoas perderam a vida.
A falta de água é também um dos grandes flagelos da humanidade. E a consequente falta de água gera a escassez de alimentos. Assim, podemos considerar esses três grandes vilões da humanidade: a falta de água, de alimentos e de luz!
O ser humano está sofrendo, fisicamente a falta dessas três coisas fundamentais para a sobrevivência. Mas, o que é ainda pior é que a humanidade está sofrendo espiritualmente a ausência dessas três coisas. Ela se distanciou de Seu Criador que é Luz, fonte de Água viva e o Pão que desceu dos céus. Por isso, andam nas trevas, vivem sedentos e famintos.
Todos somos convidados a receber gratuitamente essas dádivas divinas. 
Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. (Isaías 55:1 RA). 
Quando nos distanciamos da luz, nos distanciamos de Sua comunhão. Quando aceitamos o Senhor como o único em nossas vidas, somos transportados para o Reino da Sua maravilhosa Luz. 
Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; (1 Pedro 2:9 RA).
Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, (Colossenses 1: 13 RA). 
A humanidade sofre pela ausência de Deus em suas vidas. A maioria não se dá conta disso e nem imagina os graves prejuízos que sofre por causa dessa condição. Quem vive dessa maneira, não sabe o que está acontecendo. Não pode informar-se sobre o futuro que o espera e, portanto, não pode se preparar para enfrentá-lo. É a verdadeira morte espiritual causada pela perda do contato com Deus e, como consequência, também com os outros, pois o mundo jaz no Maligno que é o Senhor das trevas.
Eu sabia que a luz ia voltar, não sabia quando. Jesus Cristo também irá voltar e não sabemos quando. Se nos acostumarmos na escuridão correremos o risco de sermos incomodados com a luz, e não reconhecê-la como tal.
É um grande privilégio para nós, cristãos, ter a luz de Cristo para nossas vidas. 
Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam. (Salmos 23:4 RA) 
Ele é nossa lâmpada para iluminar os nossos caminhos.
Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.(Salmos 119:105 RA) 
Como cristãos, temos a Luz de Cristo e jamais permaneceremos nas trevas se andarmos em Sua luz. 
Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos; nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças.
Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais participantes com eles Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade), provando sempre o que é agradável ao Senhor.E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as. (Efésios 5:3-11 RA). 
Se andarmos nessa luz jamais tropeçaremos.
Todavia, vos escrevo novo mandamento, aquilo que é verdadeiro nele e em vós, porque as trevas se vão dissipando, e a verdadeira luz já brilha. Aquele que diz estar na luz e odeia a seu irmão, até agora, está nas trevas.
Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço. (1 João 2:8-10 RA). 
Como está a sua vida? Estão faltando água, luz e pão? Aceite Cristo em sua vida, Ele é o nosso suprimento!

fonte:http://www.webservos.com.br/gospel/estudos/estudos_show.asp?id=11152

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para colocar este site aos seus favoritos!