A maior
diferença que existe entre o homem e o animal é inquestionavelmente a
capacidade de raciocinar. Apesar de a ciência natural tecer grande esforço para
mostrar e estreitar as semelhanças entre o humano e o animal, a verdade é que o
fato da capacidade de pensar, imaginar, prever, ou seja, a capacidade
intelectual é, e continuará sendo, um grande abismo intransponível que separa o
ser humano de qualquer outra forma de vida na terra. Somos seres pensantes!
Como herdeiros
de tal capacidade não podemos resistir ao conhecimento. Desde que nascemos
temos sempre o impulso de decifrar o mundo ao nosso redor. Uns mais, outros
menos, mas todos nós somos atraídos ao conhecimento. Conhecimento que é a
capacidade de ter consciência dos elementos bem como de suas características e
funcionamento. O conhecimento é gerado pela informação. Temos informações
variadas e após um processamento e direcionamento delas a um propósito temos o
conhecimento. Assim, conhecemos a natureza, os homens e alguns fenômenos.
Sabemos o que é a terra, a eletricidade, o vento, a chuva, o clima; um carro,
casa ou moto. Sabemos o que é um eletrodoméstico, um computador. Também sabemos
o que é a política, a economia. Enfim, conhecemos muitas coisas.
Contudo, existe
algo que é superior ao conhecimento. A ciência! Enquanto o conhecimento parece
estático a ciência é mais dinâmica e abrangente. Enquanto o conhecimento quer
simplesmente afirmar que o vento é o ar em movimento, a ciência quer investigar
mais longe e quer saber por que existe o movimento? De onde vem e para onde vai
o ar? Qual a influência do vento sobre o homem e a natureza? Podemos dominar o
vento? Assim, a ciência busca compreender causas e efeitos e inter-relações
entre os conhecimentos. Não é muito útil saber que numa tomada há energia
elétrica se não sabemos utilizá-la para nada. Ao contrário, quando fazemos uso
adequado do conhecimento estamos usando a ciência.
Uma perspectiva
ainda maior é proporcionada pela sabedoria, pois além de tudo, do conhecimento
e da ciência, ela trata de valores morais, do que é certo ou errado para
aplicação prática. Podemos conhecer um fruto, ter ciência das implicações de
comê-lo, mas não ter sabedoria para decidir se comemos ou não! A falta de
sabedoria implica tomar atitudes erradas. Portanto, a tríade: conhecimento,
ciência e sabedoria devem andar juntas.
Em nosso estudo
bíblico/teológico também devemos ter em consideração essa tríade. Ao lermos a
bíblia estamos no primeiro patamar, o de conhecimento, ou seja, adquirimos as
informações sobre os fatos históricos que ocorreram a muito tempo atrás. Mas,
os meros fatos históricos não nos falam muito se não forem interligados com
todo o contexto bíblico e com todo o processo de interesse bíblico de nos
mostrar as causas, efeitos e aplicações gerais de tais eventos. Saber que Jesus
Cristo morreu não tem nenhum valor a não ser ligado ao fato de que sua morte
foi expiatória pela humanidade, que Jesus é o verbo encarnado, que existe um
Deus, que somos pecadores e precisávamos dessa graça, enfim, é preciso, neste
ponto, trabalharmos no nível da ciência e enxergar a linha de propósitos a que
os eventos remontam.
Por último, a
sabedoria nos convida a analisar moralmente tudo o que conhecemos e temos
ciência. A sabedoria nos impulsiona a tomar decisões práticas condizentes com
as conclusões bíblicas. Ser sábio, portanto, é viver a Palavra de Deus que é a
ciência bíblica baseada no conhecimento revelado.
Qual animal se
preocupa com isso? Nenhum, pois isso não é para animal é para seres pensantes
como eu e você.
fonte:http://teologiacritica.blogspot.com.br/2012/03/conhecimento-ciencia-e-sabedoria.html
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